Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta da Praça da Liberdade

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Outubro de 2020 - nº 7

Quinta edição da Mostra de Pesquisa e Extensão abordou o coronavírus e o pós-pandemia

Júlia Mascarenhas
A diretoria acadêmica da Unidade, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, e o diretor do ICBS, professor Martinho Campolina Rebello Horta, durante a abertura da V Mostra PEX
A diretoria acadêmica da Unidade, professora Tânia Maria
Ferreira de Souza, e o diretor do ICBS, professor Martinho
Campolina Rebello Horta, durante a abertura da V Mostra PEX

Na quarta-feira, dia 7 de outubro, aconteceu, em formato virtual, a V Mostra de Pesquisa e Extensão da PUC Minas Praça da Liberdade. Com o tema Mais fortes para o mundo pós-covid: mente sã e corpo são, o evento teve como objetivo promover atividades relacionadas à pesquisa e extensão desenvolvidas por alunos e professores da Unidade, através de apresentações de projetos de pesquisa e extensão e palestras com professores da PUC Minas e convidados.

No evento, a mesa de abertura foi composta pela diretora acadêmica da Unidade, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, que comentou sobre o tema da Mostra PEX e das palestras de abertura. “Sentimo-nos honrados em abrir mais esta Mostra PEX, por entender que a PUC Minas, também sela este compromisso com a construção de um mundo pós-pandemia mais empático e compromissado com o bem comum, em que ‘menos é mais’, em que os valores e crenças podem ser revistos em nome de uma economia mais justa, inclusiva, igualitária e sustentável, enfim, em que a busca do conhecimento seja pelas trilhas da transformação interior”, disse a professora.

O diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC Minas, professor Martinho Campolina Rebello Horta, também fez parte da mesa de abertura e comentou sobre a importância da valorização da ciência de qualidade e do Sistema Único de Saúde (SUS). “Minha mensagem é essa reflexão, do quão importante é a ciência de qualidade, baseada em preceitos, em métodos, e a ciência que busca soluções, no caso da saúde, associada à missão do nosso Sistema Único de Saúde, a missão de assistência, de vigilância epidemiológica e sanitária, tão relevante e tão importante nesse momento de pandemia em que vivemos”, comentou o professor.

Nas duas primeiras palestras de abertura, estiveram presentes, o pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Luiz Carlos Júnior Alcântara, falando sobre Do surto de Dengue à pandemia da Covid-19: vigilância: genômica e metagenômica em Minas Gerais, e a consultora em imunologia da Fiocruz, Flávia Guimarães Rodrigues, sobre Dúvidas e perspectivas das vacinas contra Covid-19.

Já a terceira palestra de abertura teve a presença da coordenadora do Curso de Psicologia da Unidade Praça da Liberdade, professora Mirelle França Michalick Triginelli, e a professora do Curso Aline Aguiar Mendes, falando sobre Saúde mental na Universidade. Além das professoras, a diretora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas, professora Betânia Diniz Gonçalves, também participou da mesa de abertura da palestra e comentou sobre a importância da saúde mental nos tempos atuais. “É grande a potência da escuta e da palavra. Quando nos retiram tudo, ficam as palavras, e esse é o caminho para que a gente possa enfrentar desafios e reconstruir percursos, assim, ressignificando a vida”, disse a professora.

O evento também contou com um Momento Cultural, com a apresentação dos alunos do Curso de Relações Internacionais, Yan Szuecs, com a apresentação circense Aerial Straps, e Ana Cecília Pereira da Silva Ajeje, tocando guitarra.

« Volta