Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Outubro/Novembro de 2020 - nº 36

Seminário de Iniciação Científica: 28 anos ininterruptos de valorização da ciência

Dom Mol (à dir):
Dom Mol (à dir): "Não se deixem intimidar, desanimar.
Encham-se de fato daquilo que pode mexer com o interior de
vocês, jovens cientistas"

"Não se deixem intimidar, desanimar. Encham-se de fato daquilo que pode mexer com o interior de vocês, jovens cientistas", disse o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães aos estudantes e participantes do 28º Seminário de Iniciação Científica, evento realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação no dia 22 de outubro e transmitido pelo canal de lives da PUC Minas no Youtube. O reitor destacou que é necessário vencer as barreiras impostas pelo negacionismo da ciência e das contribuições da área para a transformação do mundo. "Por mais que a gente mergulhe em obscurantismos que estão espalhados no mundo inteiro, nós sentimos a necessidade da luz, da iluminação das pessoas, da inteligência do trabalho aplicado, da vertente que assumimos como importante para toda a Universidade", afirmou.

Dom Mol também mencionou o tema da palestra que ocorreu após a abertura do evento ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Marcondes César Júnior sobre o tema Visão Computacional para Cidades Inteligentes. "Tomara que aconteça a inteligência nas cidades inteligentes também da fraternidade humana. Ameaçada pela intolerância, pela indiferença, desigualdade, classificação das pessoas em casta, gênero. De modo que possamos construir uma sociedade que todos sejamos verdadeiramente respeitados", finalizou.

O pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot, mencionou o fato de serem 28 anos ininterruptos de realização do Seminário de Iniciação Científica. "Seminário é um momento de celebração de mais um ano de valorização da pesquisa na nossa Universidade. É o momento inicial de lapidação das pedras preciosas que são nossos alunos", pontuou. Mencionou também a importância da pesquisa para o desenvolvimento da sociedade. "Vocês foram inoculados pelo vírus da pesquisa. Através da ciência, tecnologia e inovação é que melhoramos a qualidade de vida das pessoas. Somente quando a ciência se torna um elemento cultural da nossa sociedade é que países passam a ser protagonistas no cenário mundial".

Após a abertura, foi proferida a palestra Visão Computacional para Cidades Inteligentes, pelo professor Roberto Marcondes César Júnior (USP), e anunciado o lançamento da prévia do livro de Destaques da Iniciação Científica 2019 e do Livro de Resumos de Iniciação Científica de 2020, já disponíveis no site do evento.

Na sequência ocorreram as apresentações de projetos. Serão selecionados os melhores trabalhos de cada área do conhecimento. A avaliação será feita por equipe de pesquisadores externos, vinculados ao CNPq e à Fapemig, e internos. O objetivo da premiação é incentivar a prática da pesquisa e a continuação dos estudos no mestrado e doutorado. Serão também escolhidas cinco menções honrosas por área. Todos os selecionados terão seus trabalhos completos publicados no livro Destaques da Iniciação Científica, lançado anualmente. Os resultados serão conhecidos em dezembro. Conheça a relação de projetos apresentados.

« Volta