Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Outubro/Novembro de 2020 - nº 36

Arquidiocese de BH divulga orientações para as eleições municipais de 2020

A Arquidiocese de Belo Horizonte divulgou, em documento dirigido aos cristãos católicos e à população em geral, orientações para as próximas eleições municipais, que ocorrerão em novembro, exortando-os a participarem ativamente no processo eleitoral. Assinado pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e grão-chanceler da PUC Minas, e bispos auxiliares, entre eles o reitor da Universidade, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o documento trata de questões como a importância da escolha de candidatos comprometidos com políticas públicas, alerta para o cuidado em relação a notícias fraudulentas e o mau uso das redes digitais e a participação de leigos e religiosos na campanha eleitoral.

Observando que as eleições municipais deste ano serão realizadas em meio à mais grave crise sanitária dos últimos tempos, o documento destaca o compromisso da Igreja com os mais desamparados social e economicamente e invoca eleitores e candidatos a agir com serenidade e moderação, "com respeito às leis, com a lealdade na disputa eleitoral e o apreço incondicional às regras da democracia".

O documento recomenda que a escolha de um candidato seja dirigida àqueles que tenham propostas para sanar o enorme déficit habitacional do país, além de ações mais eficazes no campo da saúde, da educação, da segurança, do transporte e do direito à alimentação. "Não pode produzir bons resultados o político que faz campanha eleitoral defendendo o recurso às armas, o uso da violência, que não se compromete com os excluídos e que, diante da morte de pessoas e das graves feridas do meio ambiente, se mostra indiferente", completa o documento.

A Arquidiocese de Belo Horizonte orienta, também, para que a população tenha "especial cuidado com o efeito nefasto do uso antiético das redes sociais digitais, [...] na medida em que a má utilização desses meios permite enganar e induzir os cidadãos", e com o compartilhamento de notícias falsas (as chamadas fake news). E chama a atenção para a necessidade de se buscar fontes confiáveis de notícias, "não aceitando prontamente uma informação como verdadeira, sem antes haver se informado e estudado sobre o assunto".

O documento informa, ainda, sobre a tradicional campanha de formação política promovida, em períodos eleitorais, pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp), Instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte. Lançada em setembro, com o tema Eleições 2020: porque é na cidade que a gente vive, a campanha consiste de uma série de vídeos veiculados nas redes sociais da Arquidiocese, da PUC Minas e do próprio Nesp, além da divulgação em canais de televisão católicos.

« Volta