Pouco mais de um ano após o seu início, em setembro de 2018, o programa de extensão Contagem Cidadã, que reúne seis projetos, já superou em cerca de 600 a metal inicial global de número de atendidos, beneficiando hoje um público de mais de 2.600 pessoas, entre jovens e idosos de Contagem. "Trabalhamos em prol da promoção de direitos humanos, da cidadania e do desenvolvimento social. Por isso, temos motivos para festejar. Agradecemos a todos que fazem parte desta história", disse a coordenadora do programa, professora Luciana Fagundes, durante a abertura do Dia da Integração e Bem-Estar, no dia 26 de novembro, no Teatro Padre de Man, Campus Contagem. A viabilidade do programa ocorreu a partir do financiamento obtido com recursos de emendas parlamentares da Câmara Municipal de Contagem.
Estiveram presentes, compondo a mesa de abertura, o pró-reitor adjunto da PUC Contagem, professor Robson dos Santos Marques, que também representou o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe; o secretário de Diretos Humanos e Cidadania de Contagem, Marcelo Lino da Silva; o secretário adjunto de Esportes de Contagem, Rogelo de Menezes, representando o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude, José Carlos Gomes; e o assessor parlamentar Gian Tadeu Fernandes, representante do vereador Edgard Guedes.
Promovido pelo programa Contagem Cidadã, por meio da Pró-reitoria Adjunta da PUC Minas Contagem, da Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas e da Prefeitura de Contagem, o evento teve como objetivo integrar os diversos atores sociais envolvidos e compartilhar os resultados do programa, promovendo o intercâmbio de ações interinstitucionais entre a PUC Minas e o município de Contagem, desenvolvendo oficinas e atividades diversas que visam à melhoria da qualidade de vida dos atendidos. Após a abertura, foram oferecidas, no prédio 8 e proximidades, diversas oficinas, atividades de artesanato, cinema comentado, circuito da saúde, massagem e roda de conversa. Uma exposição de fotos dos projetos também foi exibida no hall do teatro.
Em seu pronunciamento, o pró-reitor adjunto da PUC Contagem, professor Robson dos Santos Marques, ressaltou preferência do Campus por acolher demandas que tenham vínculo com as políticas públicas e o desenvolvimento da cidadania. "Nós estamos precisando, na realidade, de um banho de cultura, um banho de justiça social, como diz o Papa Francisco, de sermos revolucionários e reestruturar o mundo, e principalmente o Brasil, fazendo inclusão, que é o que a gente adora fazer".
O secretário de Diretos Humanos e Cidadania de Contagem, Marcelo Lino da Silva, exaltou a parceria entre a PUC Minas e a Prefeitura de Contagem e elogiou a disposição da instituição em colocar à disposição a sua estrutura física e de pessoal para o desenvolvimento do programa. "É um encontro muito feliz, os vereadores ciosos de suas responsabilidades e atentos à nossa cidade, no seu ato de designar uma emenda a uma instituição, muito bem escolheram a PUC, uma Instituição séria e de longos anos de serviços prestados ao Estado de Minas Gerais, uma Instituição que ano que vem comemora 30 anos neste Campus em Contagem", afirmou o secretário, que é ex-aluno da PUC Minas.
Já o secretário adjunto de Esportes de Contagem, Rogelo de Menezes, ressaltou o alcance da meta no número de atendidos pelo projeto Luta pela Cidadania, vinculado à sua pasta. De acordo com ele, atualmente, são 1.230 jovens participando ativamente nas oito regionais da Prefeitura. A meta era atender 1.060 pessoas. "Acredito que esse projeto não vai dar certo, ele já deu certo, a população de Contagem como um todo abraçou e os resultados são os melhores possíveis", disse. Ele também se comprometeu a, em 2020, trabalhar para sensibilizar os vereadores para que novas emendas sejam liberadas.
Representante do vereador Edgard Guedes, o assessor parlamentar Gian Tadeu Fernandes cumprimentou os presentes e fez a leitura de uma carta redigida pelo próprio vereador. "Como vereador e aos demais colegas me orgulha também a destinação de emendas para um programa desse porte, que possibilita custear projetos tão importantes. Quando as instituições e as pessoas se juntam para cuidar e promover a vida, a cidadania, só podemos ter bons e belos resultados, como os que com certeza veremos hoje, no Dia da Integração e Bem-estar", disse, em nome do parlamentar.
O adolescente Yuri Rodrigues, atendido pelo projeto Espaço Dignidade e Cidadania, fez uma relato de como o projeto tem contribuído para o seu crescimento pessoal. "O projeto me fez vivenciar experiências na minha vida que jamais esquecerei", afirmou. Já a atendida pelo projeto Espaço Convivência com Idosos, Edir Soares de Souza destacou que o projeto trouxe novas perspectivas para os idosos, oferecendo diversas atividades, que vêm contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Ela elogiou a atuação de toda a equipe e ressaltou o quanto isso é relevante para os atendidos. "O mais importante é que a equipe é muito bem qualificada, todo mundo com carinho, trabalhando feliz, e isso para todos os idosos - um abraço, um sorriso - é o melhor remédio", concluiu.
Ao final da abertura, foram realizadas apresentações culturais de muay thai e kung fu, do projeto Luta pela Cidadania; e do Coral de Vozes de Águia, ligado ao Núcleo de Incentivo à Cidadania (NIC).
Conheça os projetos:
Espaço de Convivência com Idosos
Oferta atividades de hidroginástica e de atendimento psicológico para idosos. Também promove encontros, eventos de socialização e oficinas. O objetivo é a promoção e o fortalecimento das relações familiares da pessoa idosa. Acontece em parceria com a Associação Mineira Pró-Vida (Amipro).
Espaço de Convivência Bem-Estar
Desenvolvido em parceria com a entidade Núcleo de Incentivo à Cidadania (NIC), este projeto contribui para a manutenção da funcionalidade dos idosos e sua integração social e familiar. Oferece atividades de hidroginástica e oficinas de artesanato.
Espaço Dignidade e Cidadania
Realizado na PUC Contagem, oferece à população jovem espaços de convivência e desenvolvimento. Busca o estímulo à permanência e reinserção dos adolescentes ao sistema educacional, o resgate da autonomia, o desenvolvimento de habilidades e potencialidades para ingresso no mundo do trabalho, entre outros objetivos.
Universidade Aberta ao Idoso (Unai)
Desenvolve atividades de convivência para pessoas com mais de 55 anos e está vinculado ao Curso de Direito do Campus Contagem. Os idosos participam de atividades diversas, como oficinas de teatro, música, artesanato e jogos cognitivos. Também participam de palestras, passeios, cinema comentado. Tem como objetivo contribuir para a melhora da autoestima e prevenir o isolamento social.
Luta pela Cidadania
Muay thai, kung fu, taekwondo, balé, capoeira, futebol, vôlei, handball e basquete. Essas são as atividades oferecidas pelo projeto, que têm como foco a estruturação de ações desportivas nas diversas regionais do município de Contagem. Pretende contribuir para o fortalecimento dos vínculos dos adolescentes com as áreas em que vivem e para o desenvolvimento do sentido de coletividade.
Progredindo com Saúde
Com foco nas pessoas com mais de 50 anos, está pautada na promoção de atividades físicas que contribuam para a qualidade de vida da população, na perspectiva preventiva e curativa. É desenvolvido em parceria com a entidade Obra Social Progresso, com a expectativa de ampliar os espaços de convivência para idosos em Contagem.