Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Setembro/Outubro de 2019 - nº 33

Dom Walmor e Dom Mol se manifestam sobre o falecimento do Cardeal Dom Serafim

Arquivo PUC Minas
Dom Serafim foi reitor da PUC Minas de 1960 a 1981
Dom Serafim foi reitor da PUC Minas de 1960 a 1981

O grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, se manifestaram nesta terça-feira, dia 8 de outubro, sobre o falecimento do arcebispo emérito de Belo Horizonte, Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo estava em Roma, participando do Sínodo dos Bispos para a  Amazônia, e regressou a Belo Horizonte, onde participou das homenagens a Dom Serafim, celebrando, na Catedral da Boa Viagem, a missa que antecedeu o sepultamento do Cardeal.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Recebi com muito pesar a notícia do falecimento do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte. Recebi essa notícia aqui em Roma, enquanto participo do Sínodo dos Bispos para a Amazônia. Tive a oportunidade de falar pessoalmente e comunicar essa notícia ao Santo Padre, o Papa Francisco. Ele se solidariza conosco, com toda a Arquidiocese de Belo Horizonte e os familiares do Cardeal Dom Serafim. Nós sentimos muito, mas iluminamos o nosso sentimento de dor, com a luz da palavra de Deus e com a força luminosa da ressurreição do Senhor - Aquele que vence a morte com a vida. No coração nosso a alegria da gratidão, o reconhecimento pela herança importante e bonita que nos é deixada pelo Cardeal Dom Serafim. Portanto, agradecemos, ainda, a ele por essa herança que nos deixa, pelo exemplo que foi dado, e por tudo aquilo que por ele começado continua, sobre nossa responsabilidade com o povo de Deus, como servidores do Evangelho.

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães

Dom Serafim era um visionário, que conseguiu um marco na estrutura da Arquidiocese e, ao mesmo tempo, era muito próximo do povo de Deus. O povo de fato gostava muito dele, e ainda gosta. E mesmo que ele não tenha tido, na sua vida, uma formação especializada no campo da educação, ele se tornou um homem da educação. Ele foi presidente do Conselho Nacional de Educação, entre outros cargos, e seguiu a intuição de Dom Cabral ao levar adiante a PUC Minas, tornando-a uma grande Universidade, e, depois, a Rede do Colégio Santa Maria. Dom Serafim foi o reitor mais longevo da Universidade, no período de 1960 a 1981, e com uma visão de educação também muito arrojada, deixando o caminho pavimentado para seu crescimento. Por isso, Dom Serafim era considerado de fato um grande educador. Tenho por ele um apreço, um respeito muito grandes. E além de um reitor muito importante, foi um grande servidor da Igreja. E agora ele parte para a Casa do Pai, e, tenho certeza, com a plena consciência de que a missão ficou realmente muito bem cumprida.

« Volta