Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Setembro/Outubro de 2019 - nº 33

Café com Anima: ensino humanístico cristão na Universidade

Camila Moreira
Padre Áureo Nogueira, Dom Joaquim Mol e padre Evandro Campos
Padre Áureo Nogueira, Dom Joaquim Mol e padre Evandro Campos

"Estamos vivendo dias extremamente delicados no país. São cortes de bolsas, cortes de verbas, é uma crescente onda de estrangulamentos, de pouca sensibilidade nas universidades públicas. Porém, em meio a tudo isso, precisamos manter firme a nossa fé, não desistir nunca, ter ânimo para seguir em frente e passar por essa fase ruim", afirmou o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que foi convidado a falar sobre o ensino humanístico cristão na Universidade durante a abertura da segunda edição do Café com Anima, no dia 10 de setembro, no Campus Coração Eucarístico.

Dom Mol ressaltou a necessidade de abrir espaços na PUC Minas para estimular o diálogo sobre grandes discussões propostas pelo Papa Francisco, uma delas é o Sínodo para a Amazônia, que acontece entre os dias 6 e 27 de outubro deste ano, na Itália, com a presença de vários bispos. "O Sínodo para a Amazônia será um momento para reflexão, estudo e conscientização sobre a realidade da Amazônia, como um processo que vai sugerir formas de evangelização naquela realidade", afirmou. "Quem se preocupa com este Sínodo achando que vai interferir na soberania dos países que fazem parte da Amazônia, é porque tem outros interesses", afirmou.

"A palavra Anima vem de 'alma'. É disso que precisamos para caminhar com as várias realidades hoje, com os jovens, adultos, estudantes, homens e mulheres, sempre unidos por um caminho de esperança, mesmo que pareça difícil diante de tantos desafios contemporâneos", afirmou padre Evandro Campos, diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ).

Padre Áureo Nogueira, coordenador do Anima PUC Minas, se inspirou nas palavras do Papa Francisco para relembrar o quanto é importante reconhecer o Anima PUC Minas como um incentivador no ensino humanístico cristão. "As universidades têm papel fundamental na formação humana, e como desejou Papa Francisco certa vez, "que as Universidades tenham o anúncio da cultura, do profissional e das ciências", e assim nós estimulamos o diálogo no campo acadêmico, explicou padre Áureo.

Para finalizar o Café com Anima, padre Áureo agradeceu a presença de todos, assim como o acompanhamento por videoconferencia dos representantes do ANIMA em outras unidades da PUC Minas, com o desejo de que cada pessoa ali presente viva a humanismo na cultura contemporânea. 

Informações Anima PUC Minas

« Volta