Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | abril/maio de 2019 - nº 32

Evento marcou lançamento da produtora E-motion e de concurso de curtas

Raphael Calixto
O reitor Dom Mol (centro), ao lado dos professores Robertson Mayrink e Mozahir Salomão e Ana Carolina Amaral, coordenadora da E-motion
O reitor Dom Mol (centro), ao lado dos professores
Robertson Mayrink e Mozahir Salomão e Ana Carolina Amaral,
coordenadora da E-motion

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, participou no dia 4 de abril, no auditório 3 do Campus Coração Eucarístico, do lançamento da produtora da Universidade Emotion Audiovisual e a apresentação do Festival do Vídeo-minuto - 60.0. O. Também participaram da mesa de lançamento o secretário de Comunicação da Universidade, professor Mozahir Salomão Bruck; o coordenador dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Publicidade e Propaganda, professor Robertson Burgarelli Mayrink; e a coordenadora da E-motion Audiovisual, Ana Carolina Amaral. 

De acordo com o professor Mozahir, "a E-motion é uma revisão estratégica, em termos acadêmicos e institucionais. É uma iluminação de um novo caminho, ampliando possibilidades de atuação, de prestação de serviço. E principalmente de acolhimento de mais alunos”. A E-motion, que é vinculada à Secretaria de Comunicação, se estrutura em três eixos: acadêmico, institucional e experimental, explicou o professor Mozahir. Este último "importantíssimo, em que o aluno pode testar, tentar e onde os eventuais erros são a grande oportunidade de aprendizagem". Destacou também o slogan da produtora, Movidos por Conceitos. "É mais que um desejo, é um compromisso. Nada deve surgir na E-motion que não floresça da essência do que se quer dizer, do que se deve dizer. Guiar-se por ideias e conceitos. Os conceitos estão além da criação. Eles a instituem e são por ela instituídos", afirmou. A E-motion substituiu a PUC TV Minas desde agosto do ano passado e é um novo espaço de experimentação e formação dos alunos da Faculdade de Comunicação e Artes.

Em sua fala, o reitor da PUC Minas destacou a efervescência da área de Comunicação, sempre com novas ideias, ações, articulações, criação, recriação. Referiu-se também ao vídeo exibido no evento que resgata a fala do professor Paulo Pereira. "Saúdo com alegria os estudantes porque, como disse Paulo Pereira, é uma juventude maravilhosa, pela qual vale a pena ser professor e educador. E claro, para trabalhar com uma juventude tão qualificada precisamos também trabalhar com excelentes professores. Pessoas extremamente comprometidas com o que fazem e com a sociedade e com o mundo". Mencionou também a especificidade do Festival do Minuto, em que participarão vídeos de um minuto produzidos a partir de dispositivos móveis e ou câmeras profissionais e semiprofissionais. "A arte de contar histórias em poucos minutos parece que é um aprendizado para além de contar a história. Como se o treinamento de contar a história pudesse ajudar as pessoas a fazer a história", afirmou. "Em um mundo às avessas, estou muito convicto de que o hábito de criar tantas coisas, porque vocês são muito atrevidamente criadores de coisas interessantes, pode também colaborar na recriação do próprio mundo", completou Dom Mol.

O professor Mozahir também ressaltou que o Festival do Minuto – 60.0, apresentado no evento, abriu a oportunidade para uma justa homenagem ao professor Paulo Pereira, falecido em 2016, que lecionou por 41 anos na Faculdade de Comunicação e Artes. Foi criador e responsável pelos festivais de cinema da PUC Minas. Promoveu mais de 40 festivais e mais de 300 filmes de alunos. Começou a dar aulas na Escola de Cinema, em 1969, fundada pelo padre Júlio Massote. "O troféu de premiação do 60.0 receberá o nome do professor Paulo Pereira. Com certeza podemos dizer que muitos cinéfilos, críticos, cineastas e produtores foram formados e encantaram-se pelo audiovisual por causa do professor Paulo Pereira". E finalizou: "A alegria e a gratidão de podermos lançar aqui hoje a E-motion Audiovisual materializam a nossa satisfação principal: fazer comunicação que é o exercício da linguagem, descrever por imagens e sons essa grande festa dos sentidos que é a aventura audiovisual". Após a fala do professor Mozahir, houve a exibição de vídeo com depoimento do professor Paulo Pereira, em que ele se emociona ao falar sobre a oportunidade de ensinar a uma juventude tão rica de ideias.

Após o lançamento, aconteceu palestra sobre produção audiovisual com o ex-aluno da FCA e hoje sócio da Tutano Filmes, Guilherme Mendes.

60.O - Festival do Minuto


Podem participar do Festival do Minuto alunos da PUC Minas dos cursos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, ofertados no Coração Eucarístico, São Gabriel, Praça da Liberdade e Poços de Caldas. Será selecionado um vídeo vencedor em cada categoria. As inscrições estão abertas até 20 de maio. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Faculdade de Comunicação e Artes.

« Volta