Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | novembro/dezembro de 2018 - nº 31

Comemoração dos 60 anos: lançamento do PUC Tec e recital do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado

Raphael Calixto
O reitor Dom Mol e o grão-chanceler Dom Walmor, ao lado dos professores Sérgio Hanriot e Humberto Torres, durante lançamento do programa de Indução de Negócios do PUC Tec
O reitor Dom Mol e o grão-chanceler Dom Walmor, ao lado dos
professores Sérgio Hanriot e Humberto Torres, durante
lançamento do programa de Indução de Negócios do PUC Tec

Será lançado, nesta segunda-feira, 10 de dezembro, o PUC Tec, programa que irá unir empresas nascentes, as chamadas startups, a grandes empresas,  promovendo inovação de alto impacto. A solenidade será às 19h, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico. O evento integra as comemorações dos 60 anos da Universidade. Após o lançamento do PUC Tec, haverá, a partir das 20h, o recital do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado e, na sequência, coquetel de confraternização. O evento contará com a presença do grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

O PUC Tec, cujas regras gerais foram lançadas no dia 23 de novembro, investirá cerca de R$3 milhões, dos quais R$2 milhões em aporte de capital e o restante em mentoria, consultoria com professores da PUC Minas, palestras e conexão com a graduação para fomentar o ciclo da inovação desse ecossistema da Universidade. Em seis meses, serão selecionadas 40 startups, podendo ser tanto do Brasil quanto do exterior. Além da indução de negócios, o PUC Tec dispõe de outros dois programas: o de formação e o de densidade. O segundo programa, o de formação, irá oferecer conteúdo especializado e mentoria para executivos de grandes empresas, a fim de desenvolver inovação, comum a elas, com a participação das startups. Bolsistas dos cursos de graduação da Universidade atuarão nas startups.

O terceiro programa do PUC Tec, o de densidade, é responsável por gerar encontros, negócios, eventos para que a inovação continue a surgir dentro da Universidade. Várias ações dos institutos e faculdades da PUC Minas, a exemplo do Programa de Pré-aceleração de Negócios (PAN), desenvolvido pelo Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), a Mostra Tecnológica, promovida pelo Instituto Politécnico (Ipuc), o projeto Ideias, do Iceg/Proex, e projetos inovadores na Odontologia e Ciências Biológicas, entre outros, geram pesquisa e inovação, conhecimento para a sociedade, apoiam e fomentam startups. Mas, depois de criadas, essas startups, muitas vezes, têm dificuldades em se conectar ao mercado, a grandes empresas. Para isso, um MBA em Inovação Corporativa, a ser oferecido pelo IEC PUC Minas, irá reunir esses públicos.

Lançamento das regras

Durante a solenidade de lançamento das regras gerais do programa, ocorrida no dia 23 de novembro no Campus Coração Eucarístico, o reitor da PUC Minas, Dom Joaquim Mol, destacou o caráter humanista da proposta. “Podemos falar de uma PUC Tec humanizadora, que desenvolve o mundo a partir do humanismo, empresas que têm esse espírito de inovação, porque querem uma sociedade melhor. Queremos encontrar soluções tecnológicas e humanistas para desenvolver a sociedade de uma forma adequada, para fazer essa sociedade crescer. Trabalhamos com várias áreas de conhecimento e agora elas se reúnem e se abraçam neste grande projeto”, observou Dom Mol.

O grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, disse que a Universidade dá um passo muito importante, proporcionando novas respostas no cumprimento de sua tarefa e missão. Desejou que “esse caminho seja de inovação tecnológica e, sobretudo, um incremento importante e fundamental exigido de nosso contexto de tempo novo, marcado por um humanismo, que nos abra ao diálogo, à cooperação, às novas conexões, dando à nossa humanidade condições melhores de viver”.

A solenidade de lançamento das regras, por ocasião dos 60 anos da PUC Minas, ocorreu com a presença também da vice-reitora, professora Patrícia Bernardes; do pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot; do coordenador do PUC Tec, hub de formação, inovação e negócios, professor Humberto Torres Marques Neto, empresas, startups, professores, estudantes e funcionários.

O pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação enfatizou que a inovação será cada vez mais presente na mudança da cultura e de paradigmas. Disse que a PUC Minas é uma das primeiras universidades no Brasil a investir em startups com o seu próprio programa de indução de negócios. Os objetivos são, de acordo com ele, que a Universidade trabalhe soluções para problemas da sociedade; fazer conexão entre pessoas e empresas. “Qual a força da PUC Minas? Temos 60 anos de história, mais de 60 mil alunos, mais de dois mil professores e milhares de ex-alunos. Para termos outros 60 anos, precisamos mudar, transformar”, projetou o professor Sérgio Hanriot, enfatizando a estrutura multicampi da Universidade, a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação e a presença em várias partes do mundo, por meio dos ex-alunos.

Coordenador do PUC Tec, o professor Humberto Torres citou a competência da PUC Minas na formação de seus alunos e o talento dos professores, a fim de criar cultura, gerar densidade e criar novos modelos de indução de negócios.

Missa de Natal

Está programada ainda, por ocasião dos 60 anos da PUC Minas, no dia 21 de dezembro, a assinatura de convênio entre a Universidade, por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, e a Universidade Católica Portuguesa. A solenidade será às 8h30, seguida, às 9h, da Missa de Natal PUC Minas.

« Volta