Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | novembro/dezembro de 2018 - nº 31

Inaugurada exposição em comemoração aos 60 anos da PUC Minas

Raphael Calixto
A vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, destacou alguns marcos importantes da Universidade
A vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, destacou
alguns marcos importantes da Universidade

Em celebração aos 60 anos da PUC Minas, foi inaugurada, no dia 25 de setembro, no Campus Coração Eucarístico, exposição de fotos antigas da Universidade. Todos os campi e unidades receberam exposição semelhante. São fotos que retratam a história da Universidade, pertencentes ao acervo do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica e da Secretaria de Comunicação. A exposição poderá ser visitada até o fim do ano.  

Estiveram presentes na solenidade de inauguração da mostra, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, o coordenador do Museu de Ciências Naturais PUC Minas, professor Bonifácio José Teixeira, professores, funcionários e alunos da Universidade.

Ao abrir a exposição, a professora Patrícia Bernardes destacou alguns marcos importantes da Universidade, como a conquista do título de pontifícia, em 1983, e a expansão da Instituição, que hoje conta com mais de cem cursos de graduação, 29 cursos de pós-graduação stricto sensu, muito bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mais de 500 cursos de pós-graduação lato sensu, além de cerca de 150 acordos internacionais para intercâmbio de alunos. Ela ressaltou, ainda, a qualificação dos professores, com titulação de mestres e doutores. "São 60 anos de luta sem perder qualidade", pontuou a vice-reitora. 


Integram a exposição fotos de todos os campi e unidades, registros históricos da construção de espaços, como a Biblioteca e o Complexo Esportivo, além de imagens de diferentes décadas que mostram o crescimento da região em torno do Campus Coração Eucarístico. Outro documento histórico que integra a mostra é a reprodução do decreto de 12 de dezembro de 1958 de criação da Universidade Católica de Minas Gerais, assinado pelo presidente à época, Juscelino Kubitschek.

Comissão

Celebrações, palestras e atividades culturais foram ações foram planejadas pela comissão designada pelo reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, para as comemorações dos 60 anos da Universidade. A comissão é composta pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, pelo secretário de comunicação, professor Mozahir Salomão Bruck,  pela coordenadora da Assessoria de Relações Públicas, Elizabeth Lage,  pela secretária de Cultura e Assuntos Comunitários, professora Maria Beatriz Rocha Cardoso, pelo coordenador geral da Pastoral Universitária, professor Edmar Avelar de Sena, e pela coordenadora da Assessoria de Comunicação do Campus Betim, Cibele Fonseca.

Tótem instalado na entrada principal do Campus Coração Eucarístico marca o ano de comemorações.

« Volta