Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | novembro/dezembro de 2018 - nº 31

PUC Minas e Fundação José Fernandes de Araújo renovam acordo para bolsas a alunos carentes

Raphael Calixto
Dom Mol e o superintendente-executivo (à esq.) da Fundação, Sérgio Araújo Rabelo
Dom Mol e o superintendente-executivo (à esq.) da Fundação,
Sérgio Araújo Rabelo

A PUC Minas e a Fundação José Fernandes de Araújo assinaram renovação de acordo, por mais cinco anos (até 2023), para concessão de Auxílio Financeiro Educacional (bolsa de estudo) para estudantes carentes da PUC Minas que estejam cursando a partir do 2º período dos cursos de graduação da Universidade. As inscrições para o processo seletivo acontecem na primeira semana de cada semestre letivo, por meio da internet, no fjfa.org.br (seção "Auxílio Financeiro Educacional"), endereço no qual podem ser consultados todos os critérios e requisitos. A bolsa de estudo é referente a 50% da semestralidade (parte da bolsa custeada pela Fundação e parte pela PUC Minas). A exceção ao acordo é com relação ao Curso de Medicina.

A solenidade de assinatura ocorreu no dia 26 de setembro, na Galeria de Fotos do prédio 2, Campus Coração Eucarístico. O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, dedicou a solenidade ao cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, presidente honorário da Fundação, arcebispo emérito de Belo Horizonte, ex-reitor da PUC Minas e ex-presidente da Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da Universidade. Atualmente a Fundação é presidida pelo professor Emerson de Almeida.

"Queremos destacar a importância desse ato (de assinatura), que aparentemente é singelo, mas que no fundo representa uma injeção de possibilidades nas vidas dos jovens", destacou o reitor Dom Joaquim Mol. "Dom Serafim está na raiz que sustenta toda esta árvore viva que é a igreja particular de Belo Horizonte, marcou profundamente a história de todos nós (atualmente Dom Serafim está com 94 anos). Se fosse Dom Serafim, ele dedicaria o momento desta solenidade ao próprio pai dele, José Fernandes de Araújo".

Dom Mol prosseguiu dizendo que esta parceria entre as duas instituições "mais uma vez reconhece que o que de fato transforma a vida das pessoas são essas ações mais profundas, que exigem mais a colaboração das pessoas. Ação profunda de educar, de ensinar, de tornar o jovem que busca espaço dentro do mundo, até mesmo para respirar". Dom Mol destacou que conceder uma bolsa de estudo não é um ato meramente burocrático, uma atitude assistencialista, é mesmo de promoção da pessoa humana. "Conceder uma bolsa de estudo para um jovem é um ato espiritual, de quem crê na vida, de quem crê que a pessoa humana deve crescer. É um ato assistencial sim, de doação e de generosidade, um ato sobretudo marcado pelo espírito de Deus que reconhece o outro para se tornar um grande homem, uma grande mulher".

Desde a criação da Fundação, há 38 anos, criada pelo próprio cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, já foram concedidas 7.437 bolsas em instituições de ensino superior, sendo que 7.350 somente na PUC Minas. No primeiro semestre de 2018, foram 149 bolsas concedidas na Universidade pela Fundação.

O superintendente-executivo, Sérgio Araújo Rabelo, ressaltou que a Fundação nasceu na PUC Minas, com Dom Serafim e estudantes. De acordo com ele, Dom Serafim sempre destaca o papel da PUC Minas de honrar o trabalho da Fundação. Ele ressaltou o momento de formatura dos graduados carentes beneficiados e suas famílias. Destacou também o papel da PUC Minas em sempre honrar o acordo para concessão de bolsas.

Estiveram também presentes à solenidade o chefe de gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa; o pró-reitor de Gestão Financeira da PUC Minas e diretor de Finanças e Controladoria da Sociedade Mineira de Cultura, professor Paulo Sérgio Gontijo do Carmo; e a assessora de comunicação e projetos da Fundação, Graziela Cruz.

Na renovação deste acordo, foram incluídos a área de Extensão da PUC Minas e seus projetos, explicou o professor Paulo Sérgio.

« Volta