Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | novembro/dezembro de 2018 - nº 31

Celebrações eucarísticas por ocasião dos 60 anos da PUC Minas, Dia do Funcionário e Dia do Professor

Raphael Calixto
O reitor presidiu as missas, que aconteceram em outubro nos <i>campi</i> e unidades
O reitor presidiu as missas, que aconteceram em outubro nos
campi e unidades

Em comemoração aos 60 anos da PUC Minas, o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, presidiu em outubro celebrações eucarísticas nos campi e unidades. Também em várias unidades e campi, foram celebrados o Dia do Professor (15 de outubro) e o Dia do Funcionário Técnico-administrativo da PUC Minas (14 de outubro).

No Campus Coração Eucarístico, a celebração ocorreu no Teatro João Paulo II. "O Senhor escolheu outros 72 discípulos e os enviou dois a dois a sua frente". A passagem do Evangelho de Lucas (Lc 10) foi citada pelo reitor para dizer que vê nesta referência bíblica o envio missionário de quem lida com o conhecimento, a fim de transformá-lo em boa-nova, de modo que a sua elaboração, o ato de pesquisar e aplicá-lo na sociedade é um anúncio de boas-novas.

O reitor observou que o professor não é uma pessoa qualquer, é aquele que se coloca diante do outro a fim de facilitar a ele o crescimento e conhecimento. "Vejo nisso marcas de um trabalho que não pode ser resumido em uma tarefa cumprida e sim como uma missão", disse.  Apesar de ter-se presenciado na sociedade atual esse tempo desafiador, com o esgarçamento das relações, a falta de oportunidades, a intolerância e uma sociedade dividida, é necessário erguer a cabeça e cumprir a missão que foi dada a cada um, observou Dom Mol.

Vários cursos, setores acadêmicos e administrativos depositaram no altar objetos que representam o cotidiano da missão de cada um, uma iniciativa da Pastoral Universitária, que também entregou a eles um livreto de bolso com alguns evangelhos da Bíblia.  Citando o Papa Francisco, Dom Mol assinalou que seria muito bom se cada um tivesse o Evangelho consigo e meditasse na Palavra, "cursos que têm a missão de também anunciar a boa-nova do Reino de Deus".

O reitor disse que a celebração eucarística é uma verdadeira ação de graças, uma oportunidade muito especial de se celebrar os 60 anos da Universidade e de se renovar o empenho no desenvolvimento do cumprimento da missão da PUC Minas. Dom Mol dedicou a celebração aos homens e mulheres que se dedicaram a construir a história dos 60 anos da PUC Minas e reconheceu a importância de inúmeras pessoas, que pela Universidade trabalharam e se formaram, exercendo suas profissões em todo o mundo, sejam famosas ou anônimas, ambas se dedicaram com o mesmo empenho à educação superior, lembrou.

Outra forma de se olhar para os 60 anos da PUC Minas é com relação ao presente e ao futuro, comprometendo-se com a causa do ensino superior e devendo a marca do humanismo cristão ser sempre uma meta, disse Dom Mol. "Ao caracterizarmos a missão da PUC Minas pelo humanismo cristão descobrimos que ainda temos muito a fazer pela frente", conclamou Dom Joaquim Mol, referindo-se à renovação da perspectiva de perenidade da PUC Minas como resultado do trabalho que se faz amorosamente.

« Volta