Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | agosto/setembro de 2018 - nº 30

PUC Minas inaugura Curso de Medicina no Campus Contagem

Raphael Calixto
Dom Mol alertou para a importância da empatia no exercício da Medicina
Dom Mol alertou para a importância da empatia no exercício
da Medicina

No dia 1º de agosto aconteceu a solenidade de inauguração da primeira turma do Curso de Medicina ofertado no Campus Contagem, com a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. “Eu queria desejar que vocês todos sejam acometidos pela empatia, de modo que não deixem nunca de considerar a pessoa humana. A vocação desta turma, portanto, é a vocação de abrir caminhos. Mas, sobretudo, gostaria de recomendar que vocês aprendam o que já andam aprendendo na vida, que é pensar e sentir. De modo que, pensando e sentindo, vocês não só se mantenham inteiros durante todo o curso, mas inteiros e felizes para poder servir bem ao povo brasileiro na área da saúde”, foram os votos de Dom Joaquim Mol. O evento ocorreu no Teatro Padre de Man, localizado no Campus.

A cerimônia também contou com a presença do pró-reitor adjunto do Campus Contagem, professor Robson dos Santos Marques; do diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC Minas, professor Raul de Barros Neto; do chefe de departamento de Medicina da Universidade, professor Henrique Leonardo Guerra; do prefeito de Contagem, Alex de Freitas; e do secretário de Saúde do município, Cléber de Faria Silva. Dom Mol solicitou que uma aluna – já que a mesa solene foi composta apenas por homens - ocupasse um lugar à mesa para representar os discentes do curso. “Eu me senti muito honrada por representar a minha turma inteira. Minha expectativa é que tenhamos um caminho lindo pela frente até nos formarmos e que sejamos médicos humanizados, que se preocupem em ajudar o paciente”, afirmou Ana Carolina Lage, que representou seus colegas.

Dom Mol ressaltou que, até o momento, a Universidade investiu muito no curso e que outros investimentos serão feitos à medida que o curso se desenvolver, com o intuito de sempre oferecer ao corpo docente e discente infraestrutura à altura da necessidade da sociedade de obter profissionais bem formados. “Queremos que vocês estudem muito, com prazer, com alegria, com entusiasmo, inclusive, para vencer todas as dificuldades inerentes ao processo de um bom médico para atuar dentro da sociedade atual”, disse.

O professor Robson dos Santos Marques agradeceu a todos que se envolveram no processo de implantação do curso. Aos familiares dos alunos que estavam presentes, ele agradeceu pela confiança depositada e garantiu máximo esforço para oferecer o melhor possível aos universitários ao longo de todo o período de graduação. “Educar é um ato nobre e nós somos apaixonados em fazê-lo nesses 60 anos da Universidade e 28 anos do Campus Contagem. Sabemos da complexidade que a área da saúde implica, mas nós já temos uma matriz, já traçada por Betim, temos uma caminhada já iniciada por Poços de Caldas, que implica em qualidade e excelência”, afirmou.

Após a solenidade, foi ministrada a aula inaugural do curso pelo professor Enio Roberto Pietra Pedroso. Doutor em Medicina Tropical, titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do Corpo Clínico Permanente do Serviço Especial de Diagnóstico e Tratamento em Clínica Médica e em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da UFMG, o professor falou sobre A formação do médico para uma sociedade em transformação. “A contração dos termos Medeo e Kline, forma a palavra Medicina, que significa cuidar ou inclinar sobre o cuidado da pessoa. Então, é impossível que a Medicina não seja uma ação humana. Ela é indissociável do humanismo e tem o senso humanitário como pressuposto básico”, destacou.

« Volta