Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro/Dezembro de 2017 - nº 29

PUC Minas obtém desempenho positivo no IGC 2016

A PUC Minas obteve o conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC), referente ao Ciclo Avaliativo de  2016, quando foram avaliados 16 cursos de graduação da Universidade. O resultado dessa avaliação, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC,   está disponível para consulta  pública,  no sistema e-MEC, onde também estão publicados o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito Enade (CE) dos cursos avaliados.

Da Universidade foram avaliados os cursos de graduação de Enfermagem (Barreiro, Coração Eucarístico, Betim e Poços de Caldas), Nutrição, Educação Física, Fisioterapia (Coração Eucarístico, Betim e Poços de Caldas), Fonoaudiologia, Odontologia, Serviço Social (Coração Eucarístico e Contagem), Biomedicina e Medicina Veterinária (Betim e Poços). No Conceito Preliminar de Curso, que considera o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além de corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógico, entre outros itens, 10 cursos obtiveram o conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5.

O IGC

O Índice Geral de Cursos sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de uma universidade. No que se refere à graduação, é utilizado o CPC dos cursos, e no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes, que expressa os resultados da Avaliação dos Programas de Pós-graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O indicador pode ser confirmado ou alterado pelo Conceito Institucional (CI), que é composto a partir da avaliação in loco do curso pelo MEC.

« Volta