Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro/Dezembro de 2017 - nº 29

Inaugurado o Centro de Excelência em Simulação Veicular

Raphael Calixto
O reitor Dom Mol participou da simulação de dinâmica veicular, na inauguração do SIMCenter
O reitor Dom Mol participou da simulação de dinâmica
veicular, na inauguração do SIMCenter

Primeiro em sua categoria instalado no hemisfério sul e o primeiro no mundo implantado em uma universidade, o SIMCenter, Centro de Excelência em Simulação de Dinâmica e Segurança Ativa Veicular, o primeiro centro desse tipo na América Latina, foi inaugurado no dia 18 de outubro, no prédio 10 do Campus Coração Eucarístico. O SIMCenter é fruto de parceria entre a PUC Minas e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), com investimentos resultantes da política de incentivo do Inovar-Auto e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A solenidade contou com a presença, entre várias autoridades da PUC Minas, da FCA e de empresas e órgãos públicos, do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; do pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação da PUC Minas, professor Sérgio de Morais Hanriot; do diretor do Instituto Politécnico (Ipuc) da PUC Minas, professor Attenister Tarcísio Rego; de Claudio Demaria, diretor de Desenvolvimento de Produto da FCA; e de Gustavo Costa, supervisor de Análise Virtual de Engenharia de Chassis da FCA. 

"Esta manhã ficará registrada na memória da PUC Minas", enfatizou Dom Mol em referência à associação das duas marcas, que têm distinta especialidade, de braços dados para promover certo tipo de desenvolvimento importante para a sociedade brasileira e para todo o mundo, como pontuou o reitor. "Este é um momento muito especial, porque a Universidade, se associando a um grande grupo como a Fiat, para mais um projeto de grande importância, pode fazer aquilo que lhe é próprio, que é produzir conhecimento, colocando-o a serviço de todo o conjunto da sociedade", observou. Dom Mol destacou que a Fiat é parceira há décadas da Universidade, empresa que reconhece na PUC Minas uma instituição ágil e competente, e a PUC Minas que reconhece na Fiat uma instituição extremamente séria, que sabe fazer muito bem o que é próprio de seu negócio.

Em entrevista aos jornalistas, o pró-reitor Sérgio Hanriot destacou que a inauguração do Centro de Dinâmica Veicular coroa parceria da PUC Minas com a Fiat existente há 25 anos. "Vários projetos já foram desenvolvidos, vários laboratórios foram implementados em parceria com a Fiat Chrysler. Podemos citar um ótimo laboratório na parte de energias renováveis de biocombustíveis e este laboratório na parte de dinâmica veicular", disse o pró-reitor.

Ele destacou que a inauguração do Centro se insere no desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares junto ao PUC TEC, parque tecnológico que a PUC Minas começa a implementar e que tem o objetivo de consolidar as iniciativas de inovação da Universidade, estreitando parcerias com órgãos de fomento e o desenvolvimento de projetos conjuntos com empresas públicas e privadas.  No Centro, observou o pró-reitor, haverá a atuação de vários cursos da Universidade, como Engenharias, Medicina, Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia, entre outros, no desenvolvimento de pesquisas que envolvam interação homem-máquina. "A importância da parceria universidade-indústria-governo é, primeiro, formar pessoas e, depois, gerar riqueza para o país", disse o pró-reitor em referência à chamada tríplice hélice, de parcerias entre esses segmentos da sociedade.

Para Claudio Demaria, naquele dia foi inaugurado o que há de mais avançado na simulação de veículos. Ele enfatizou que o SIMCenter abrirá fronteiras na dinâmica veicular, um espaço aberto à comunidade acadêmica, sendo a PUC Minas o melhor ambiente para se explorar essa parceria, com experimentações das mais diversas no ambiente de simulação veicular. Ele destacou que com o SIMCenter será possível testar um protótipo, mudando-se a maneira de pensar o desenvolvimento da tecnologia dos veículos. "O futuro da indústria automobolística é também trazer soluções para a mobilidade", disse Claudio Demaria, em referência ao objetivo do SIMCenter de gerar inovações e pesquisas com foco na segurança de veículos, pessoas e sistemas viários.

Universidade-empresa-governo

Em entrevista à PUC Minas, a consultora da área de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Elza Fernandes de Araújo, que atuou por seis anos como assessora de inovação da Diretoria de Ciência e Inovação da agência de fomento, disse que a inauguração do SIMCenter atesta a presença de uma grande universidade e de uma grande empresa, sendo sempre importante, como é o caso, a atuação do governo para promover avanços científicos e tecnológicos, a fim de contribuir para o desenvolvimento do país. "No SIMCenter serão desenvolvidos vários projetos que esperamos ter a Fapemig como parceira. É papel da Fapemig fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico e também fomentar a formação de profissionais, na formação de talentos, para que possam competir gerando inovação", observou.

Ela disse que é de extrema importância a parceria universidade-empresa-governo, quando se junta o conhecimento gerado nas universidades com as empresas, onde a inovação ocorre, e investimentos do governo, sendo tudo isso o que move a inovação.

« Volta