Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro/Dezembro de 2017 - nº 29

SMC e CSul assinam Protocolo de Intenções

Rossana Magri
A solenidade foi presidida pelo grão-chanceler, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, no Palácio Cristo Rei
A solenidade foi presidida pelo grão-chanceler, Dom Walmor
Oliveira de Azevedo, no Palácio Cristo Rei

“A PUC Minas e o Colégio Santa Maria, mantidos pela Sociedade Mineira de Cultura, quando se instalam em determinado lugar, instala-se ali a Arquidiocese de Belo Horizonte, com a forma e o rosto da educação”. A afirmação foi feita pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante a solenidade de assinatura de Protocolo de Intenções, entre a CSul Desenvolvimento Urbano e a Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da PUC Minas e do Colégio Santa Maria, para implantação de campus da Universidade e uma unidade do Colégio, a serem instalados na região do Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, na região metropolitana.

A assinatura do Protocolo de Intenções ocorreu no dia 5 de outubro, com a presença do grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Sociedade Mineira de Cultura, e Maury Fonseca Bastos, presidente da CSul Desenvolvimento Urbano. A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio Cristo Rei, bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

A PUC Minas planeja ofertar no novo campus cursos de graduação e pós-graduação em uma área cedida pela CSul, de aproximadamente 98.000m², dos quais 43.000m² serão de área verde.

“A instituição Igreja é a maior e melhor instituição em toda a história da humanidade quando pensamos a educação”, pontuou Dom Mol. “Quando for possível a instalação (do Colégio Santa Maria e da PUC Minas), ali vai se instalar o rosto da Arquidiocese de Belo Horizonte, com o colégio destinado a crianças em idades muito tenras, que posteriormente poderão seguir os estudos na PUC Minas, até o doutorado”. O reitor disse que a dignidade humana precisa ser cuidada de modo especial na sociedade atual, podendo a educação contribuir de fato com a construção do ser humano e de uma sociedade melhor.

Dom Walmor classificou o empreendimento da CSul como projeto importante, grandioso e fundamental para Nova lima, região metropolitana e para o Estado de Minas Gerais, com a presença qualificada da PUC Minas e do Colégio Santa Maria. Assinatura do Protocolo de Intenções que se dá na primeira Cúria da Arquidiocese de Belo Horizonte na capital mineira, disse ele, referindo-se à iniciativa de Dom Antônio dos Santos Cabral, então arcebispo metropolitano de Belo Horizonte. “Ao olharmos para esse projeto grandioso, olhamos para a figura dele”, disse, citando que a Igreja chegou a influenciar o quadro urbanístico da nova capital e que o mesmo caminho se segue com a construção da Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, região Norte. “Nos sentimos confortáveis e em comunhão nesse passo a ser dado pela PUC Minas e pelo Colégio Santa Maria, consolidando a vocação da Arquidiocese de Belo Horizonte na tradição bimilenar da Igreja na promoção do cuidado aos mais pobres e à cultura”, disse.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Nova Lima, Vitor Penido de Barros, acompanhado de secretários; de Roberto Mário Gonçalves Soares Filho, presidente do Conselho Administrativo do Grupo CSul, e acionistas e demais representantes da Csul; do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deputado federal Miguel Corrêa, representando o governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel. Participaram, ainda, a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes;  o chefe de Gabinete do Reitor, professor Paulo Roberto de Sousa Minas; os professores Rômulo Albertini Rigueira, diretor de Infraestrutura da SMC e pró-reitor de Logística e Infraestrutura da PUC Minas; Paulo Sérgio Gontijo do Carmo, diretor de Finanças e Controladoria da SMC e pró-reitor de Gestão Financeira da PUC Minas; Sérgio Silveira Martins, diretor de Recursos Humanos da SMC e pró-reitor de RH da PUC Minas. E, por parte do Colégio Santa Maria, a diretora-geral, professora Juliana de Carvalho Moreira, e padre Márcio Ribeiro de Souza, diretor-geral religioso.

Ex-aluno da PUC Minas, Maury Bastos disse que apoiar a educação é um dos motivos mais importantes para a assinatura do Protocolo de Intenções entre a maior universidade privada do País, uma das mais importantes instituições de educação do Brasil, e a maior empresa de desenvolvimento urbano do país, ressaltou.

Para o prefeito de Nova Lima, o município se sente premiado com a doação do terreno pelo CSul à Sociedade Mineira de Cultura, sendo a PUC Minas uma das maiores instituições de Minas e do Brasil.

O novo campus pretende ampliar a área de atuação da Universidade e também participar do projeto de centralidade proposto pela CSul que, por meio de um planejamento territorial ordenado, irá disponibilizar espaços urbanos capazes de reunir em um só lugar infraestrutura para estudar, morar, trabalhar, ter acesso à cultura e meio ambiente, proporcionando qualidade e conforto para o desempenho das atividades da vida cotidiana.

« Volta