Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Setembro e Outubro de 2017 - nº 18

Fauna Urbana e Saúde Única em pauta

Fábio Silva / Prefeitura de Contagem
O pró-reitor participou da mesa de abertura do seminário organizado pela Prefeitura de Contagem
O pró-reitor participou da mesa de abertura do seminário
organizado pela Prefeitura de Contagem

O pró-reitor adjunto da PUC Minas Contagem, professor Robson dos Santos Marques, participou da mesa de abertura do 1º Seminário Fauna Urbana e Saúde Única – Desafios para o Manejo Ético dos Animais e o Controle de Zoonoses, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O evento foi realizado no dia 18 de agosto, no Teatro Padre de Man, cedido pelo Campus à Prefeitura, e teve o objetivo de apresentar propostas de enfrentamento ao descontrole populacional de cães e gatos no município e debater desafios e alternativas éticas para o controle desses animais.

Estima-se que haja em Contagem cerca de 85 mil cães e gatos, muitos deles em situação de rua e vulnerabilidade. Além de sofrerem com privação de alimentos e higiene, além de maus tratos, esses animais podem transmitir doenças ao ser humano se não tiverem cuidados e assistência adequados. Pesquisadores, gestores, médicos veterinários e ativistas abordaram, ao longo do evento, temas como educação e guarda responsável, manejo ético da fauna urbana, conceito de saúde única, enfrentamento às zoonoses, experiências em outros municípios, direitos animais e políticas públicas.

Para Robson dos Santos Marques, essa iniciativa, pioneira no município, é o início de uma discussão absolutamente necessária para o avanço da saúde, de modo geral. “É a primeira vez que há uma ação de reflexão aprofundada e proposição sobre fauna urbana e é fundamental que iniciativas como essa aconteçam porque já demos saltos muito importantes, mas ainda temos muito o que avançar no Brasil sobre a questão da ética em relação ao trato dos animais”, opinou. O pró-reitor ressaltou, também, que o seminário foi um primeiro movimento para futuras parcerias entre a Universidade e a Secretaria de Saúde do Município.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Contagem

« Volta