O dia 12 de julho, uma quarta-feira, teria sido um dia útil normal para os funcionários da PUC Minas Contagem. Porém, em vez de cada colaborador se dedicar às suas tarefas habituais em seu respectivo setor, todos embarcaram juntos rumo a um compromisso diferente: passar o dia no Instituto Inhotim, jardim botânico considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. O passeio foi a ação elaborada pelo Comitê de Comunicação Interna, por meio da Pró-reitoria adjunta, para a recepção de boas-vindas ao semestre, iniciativa que tem o objetivo de integrar os funcionários de diferentes setores, promovendo o desenvolvimento humano e social na Universidade. A cada edição, uma atividade diferente é proposta em busca do bem-estar no ambiente de trabalho.
Cerca de 80 funcionários participaram do passeio, que foi viabilizado por meio da doação do transporte pela Empresa São Gonçalo, parceira da Coordenação de Extensão do Campus, e custeio de cada colaborador de seus gastos com alimentação. Assim, de forma colaborativa, foi possível proporcionar um dia de lazer, de contato com a natureza e incentivo à cultura. “Foi muito bom ver o esforço coletivo de várias pessoas que se envolveram nessa caminhada, a partir do Comitê, de organizar essa ida dos funcionários a Inhotim. Todo mundo se envolveu e foi uma das melhores experiências que a gente viveu”, afirma o pró-reitor do Campus, professor Robson dos Santos Marques, que acredita que a iniciativa serviu para que as pessoas percebessem que lugares turísticos não são inatingíveis. “O resultado disso, além da alegria, é o fato de romper com a ideia de que as pessoas não podem. Elas podem, inclusive, podem voltar lá com suas famílias, pois viram que é acessível”, pontua.
Para ele, a recepção de funcionários, que já está na nona edição, vem mostrando, cada vez mais, a sua importância. "A questão relacional nos ambientes de trabalho, quando bem trabalhada, promove coisas inesperadas, inclusive do ponto de vista do empenho. Os ambientes de trabalho em que se investem no convívio, na harmonia e na integração se transformam. Esses momentos são uma oportunidade de estar perto dos nossos colegas e conviver, permear as relações com um clima mais leve, sem a tensão do trabalho", opina o pró-reitor.