Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | setembro/outubro de 2017 - nº 28

Seminário de Extensão destaca a relação entre educação e sociedade em tempos de crise

Raphael Calixto
Os professores Maria Inês Martins, a vice-reitora Patrícia Bernardes, Wanderley Chieppe e Sérgio Hanriot
Os professores Maria Inês Martins, a vice-reitora Patrícia
Bernardes, Wanderley Chieppe e Sérgio Hanriot

A cerimônia de abertura da 12ª edição do Seminário de Extensão Universitária foi realizada no dia 21 de setembro, evento que prosseguiu até o dia 22, com o tema central Educação e Sociedade em Tempos de Crise: contribuições da Extensão Universitária. Compuseram a mesa de abertura a professora Patrícia Bernardes, vice-reitora da PUC Minas, que representou o reitor, professor Dom Joaquim Mol; professor Wanderley Chieppe Felippe, pró-reitor de Extensão; a professora Maria Inês Martins, pró-reitora de Graduação; e o professor Sérgio de Morais Hanriot, pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação.

Na ocasião, a professora Patrícia Bernardes ressaltou a importância do evento e da integração da pesquisa e da extensão com o ensino na PUC Minas. "Com as práticas curriculares de extensão, os alunos têm a oportunidade de exercitar suas funções de forma alinhada aos ideais da Universidade", afirmou.

O pró-reitor de Extensão, Wanderley Chieppe Felippe ressaltou o tema da 12ª edição do seminário e o papel relevante do educador extensionista. "Este ano o nosso encontro propõe uma reflexão, um novo olhar para a sociedade em tempos de crise, que se encontra à mercê de promessas de campanhas políticas. Pensando no enfrentamento acadêmico quanto à referida questão, propusemos essa discussão na extensão, que é a forma de colocar em prática a inclusão e a justiça, valores prezados pela Universidade. O educador extensionista tem um papel essencial nesse processo, que transcende o repasse de conhecimentos. O educador extensionista deve contextualizar as práticas de extensão às atividades que os alunos exercerão como profissionais; deve buscar dialogar com as questões sociais e pensar sempre na sociedade em primeiro lugar, trazendo à tona as inquietações quanto às injustiças e desigualdades presentes em nosso meio", afirmou. Na ocasião, o professor também lembrou o lançamento dos e-books Extensão PUC Minas: sujeitos, espaço e tempo de ação e Práticas de Extensão da PUC Minas na Apac Santa Luzia, além da revista eletrônica Conecte-se, que será lançada em breve.

Em seguida, o conferencista Cezar Migliorin, professor de Cinema na Universidade Federal Fluminense, doutor pela UFRJ e pela Sorbonne Nouvelle, apresentou o projeto de extensão Cinema e Direito nas Escolas, a partir do qual desenvolveu um documentário — Inventar com a diferença — que envolveu alunos de mais de 200 escolas do Brasil. "Contamos através desse documentário a história de pessoas e de lugares em todo o Brasil. A pesquisa na extensão nos permite habitar esse lugar da fala, o lugar da não-limitação da dimensão humana", disse ele. O palestrante narrou trechos do documentário e apresentou um fragmento do filme.

O Seminário de Extensão também aconteceu neste mês de setembro nos campi Betim (25 a 29 de setembro), Contagem (21 e 22, tendo iniciado nos dias 13 e 14), Poços de Caldas (18 a 22) e na Unidade Barreiro (26). No São Gabriel o evento aconteceu no início do mês.

« Volta