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Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Maio e Junho de 2017 - nº 17

Diretoria acadêmica e colegiados debatem métodos avaliativos

Lívia Arcanjo
Os colegiados puderam tirar dúvidas sobre avaliações institucionais com a presidente do CPA, professora Maria Carolina Tomás
Os colegiados puderam tirar dúvidas sobre avaliações
institucionais com a presidente do CPA, professora Maria
Carolina Tomás

O trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi o tema da 25ª Reunião de Colegiados dos Cursos, iniciativa da Diretoria Acadêmica do Campus Contagem que visa promover um espaço para a partilha de experiências entre os colegiados para a discussão de diversas questões que fazem parte do universo docente, como projetos pedagógicos, projetos de desenvolvimento institucional, novos instrumentos de avaliação, entre outras vivências acadêmicas.

No encontro realizado em abril, os professores se reuniram com o diretor acadêmico, professor Odil de Lara Pinto, e com a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professora Maria Carolina Tomás, para discutir sobre os diferentes processos avaliativos na Universidade, como a autoavaliação institucional; a avaliação docente; e o acompanhamento de cursos de graduação, como avaliação de conteúdo, diagnósticos situacionais e acompanhamento de visitas do Ministério da Educação (MEC). Os docentes presentes puderam tirar dúvidas e expor opiniões e sugestões sobre questões como retorno do resultado dos relatórios aos alunos, mobilização para incentivo à participação e prazos.

Segundo Ana Carolina Tomas, é fundamental que os colegiados incentivem seu corpo discente a responder os relatórios e mobilizem para que a quantidade de alunos participantes seja considerável, pois, só assim é possível produzir indicadores consistentes. Como exemplo, a professora cita a avaliação de conteúdo, que deve ser respondida, via SGA, pelos alunos cujos cursos participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2018. “É preciso que os alunos respondam para que seja gerado um relatório e os colegiados tenham tempo hábil de trabalhar os pontos abordados na avaliação”, explicou.

Para a professora, a participação do corpo discente é fundamental no processo de avaliação de um curso ou a Universidade como um todo. “São eles que, de fato, vivenciam a rotina de um curso e da Universidade no dia a dia”, ressaltou. Para que os alunos se motivem a participar dos processos avaliativos, Maria Carolina acredita que é fundamental que eles obtenham algum retorno por parte de seus colegiados. “O entendimento desses alunos sobre quais são as diretrizes da utilização dessa avaliação tem impacto direto na motivação deles em participar”, afirmou.

A professora ressaltou, ainda, a importância da iniciativa da Diretoria Acadêmica de realizar reuniões periódicas para a discussão, entre colegiados, de pautas pedagógicas.  Para ela, a iniciativa, realizada desde 2011, é fundamental para o alinhamento de processos e compartilhamento de experiências, que podem servir de inspiração para outros cursos e serem adotadas em outras situações. “Esse tipo de reunião é benéfica não só para alinhamento, mas para uma sensação conjunta de construção, de participação de uma instituição e de realmente fazer parte de um projeto maior. E a gente pode contribuir uns com os outros nessas trocas de experiências”, opinou a professora, afirmando que a CPA também está aberta a sugestões. “Colocamos os questionários em consulta pública e reconhecemos que tem muita coisa a melhorar. Mas, se a gente não faz, não sabe o que precisa ser feito. O processo está em construção e também estamos aqui para o que precisarem”, reforçou.

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