Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Maio e Junho de 2017 - nº 17

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

As crises sempre revelam sinais e mudanças

Arquivo

Diante dos fatos e acontecimentos que abalaram o cenário político e econômico no Brasil nos últimos anos, o impacto na vida do cidadão e os seus reflexos em setores estratégicos, como exemplo a educação, nos leva a uma constante preocupação no sentido de buscar formas de superar as dificuldades e garantir a sustentabilidade financeira da Instituição.

Apesar do cenário desfavorável por conta da diminuição do número de ingressantes e o aumento no trancamento de matrículas de veteranos, o reitor da PUC Minas, professor Dom Mol, em encontro com os gestores da Administração Superior, solicita a todos um maior engajamento com união, comprometimento e consciência de que todos nós temos a responsabilidade de ajudar a reverter a atual situação em busca de mitigarmos o impacto desse problema.

Esta é a hora de, mais do que nunca, darmos a melhor aula, prestarmos o melhor atendimento à comunidade acadêmica e externa, realizarmos o nosso trabalho diário com atenção, competência e desenvolvermos ações que busquem ainda mais visibilidade para a Universidade.

A posição da PUC Minas, diante de todas essas dificuldades pelas quais o país passa, que muito nos envergonham e entristecem, é de continuarmos na luta por uma sociedade mais justa, mais transparente, sendo a educação nosso foco principal, sabedores que somos da sua importância para atingirmos um grau mais elevado de desenvolvimento econômico e social de nosso país.

No âmbito do Campus Contagem registramos e pedimos a todos os setores envolvidos nessa missão da PUC Minas um profundo engajamento para a compreensão ante a difícil realidade que nos cerca, exigindo de todos esforços redobrados, abstendo-nos dos desperdícios e solicitações desnecessárias. Assim, redobremos nosso acolhimento e atendimento de qualidade aos nossos alunos veteranos e aos ingressantes na PUC Minas, lembrando que as crises passam, mas nós permaneceremos nessa egrégia caminhada da educação cidadã.

Na última edição do Nonada, revista filosófica da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), foi publicada logo na primeira página a letra de uma música de Noel Rosa, que, apesar de antiga, representa bem o momento atual. “Onde está a honestidade?”, pergunta o sambista. A resposta, em outro trecho da música, é simples: “Vassoura nos salões da sociedade”. Vamos que vamos!

Professor Robson dos Santos Marques
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Contagem

« Volta