Uma Universidade de primeira linha não se caracteriza plenamente sem a formação completa dos seus alunos, contemplando não só a formação profissional e humanística, mas também proporcionando a experiência e o acesso aos projetos e atividades de extensão e pesquisa.
A missão de proporcionar essa formação torna-se ainda mais desafiadora quando a instituição é privada, pois em várias oportunidades não tem acesso aos editais de órgãos de fomento e compete com instituições públicas de excelência na busca pelos recursos que são limitados, particularmente em períodos de crise como este que o país atravessa.
Não obstante as dificuldades, a PUC Minas investe e mantém vários programas de incentivo à pesquisa e participa de praticamente todos os editais das instituições de fomento, além de buscar incessantemente as parcerias com o setor empresarial.
Na Unidade São Gabriel, várias ações são desenvolvidas ao longo do ano para propiciar aos alunos oportunidades de conhecer e participar de atividades e projetos de pesquisa, dentre os quais destacam-se a Semana de Pesquisa, realizada no primeiro semestre, e o Seminário de Iniciação Científica, etapa São Gabriel, realizado no segundo semestre.
Além da participação com projetos no Probic, o Programa de Bolsas de Iniciação Científica, e no FIP, o Fundo de Incentivo à Pesquisa, a Unidade implantou o Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV), que já conta com 42 projetos e será estendido para as unidades Barreiro, Betim e Contagem.
A PUC Minas possui toda a estrutura necessária para o desenvolvimento das pesquisas e um corpo docente qualificado para prover o que há de melhor nesta experiência de formação para os seus alunos.
Não deixe de participar!
Professor Alexandre Rezende Guimarães
Pró-reitor Adjunto
PUC Minas São Gabriel