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Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | março/abril de 2017 - nº 27

Posses: novos gestores na pós-graduação, faculdades e institutos

Fernando Ávila
Os professores Dom Mol (centro), Maria Inês Martins, Patrícia Bernardes, Paulo Roberto de Sousa e Wanderley Chieppe
Os professores Dom Mol (centro), Maria Inês Martins,
Patrícia Bernardes, Paulo Roberto de Sousa e Wanderley
Chieppe

No dia 14 de fevereiro, o reitor da Universidade, professor Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, empossou, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico, os diretores do Instituto de Ciências Sociais, do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, o diretor e a coordenadora de Pesquisa do Centro de Memória e Pesquisa Histórica, dos membros de câmaras de departamentos, de colegiados de cursos de graduação e de programas de pós-graduação, bem como dos respectivos chefes de departamentos e coordenadores de cursos.

Dom Mol ressaltou que a cerimônia foi a maior posse conjunta já realizada na história da Universidade. “Hoje assumem aqui pessoas novas, com novos propósitos e projetos à frente de nossa Universidade. O discurso de cada um é um momento de aprendizado, pois cada um nos traz aqui um pouco de conhecimento com o jeito de cada um. Reunimos aqui todas as áreas do conhecimento que cultivamos. É tempo de abandono de velhos métodos, estabelecer novos paradigmas, de abrir a perspectiva. Devemos continuar perseguindo, sim, as melhores aulas, as melhores relações, os melhores estudos com os melhores métodos. Devemos tentar ser os melhores gestores, os melhores pesquisadores, os melhores professores. Deveríamos ousar procurar o melhor amor, sabendo que o melhor amor é aquele que vivemos e experimentamos no dia a dia. O amor às pessoas, à profissão, ao trabalho, à nossa missão, o amor para com Deus”, disse ele, que se colocou à disposição para auxiliar os novos gestores e homenageou os professores que deixavam seus cargos, na pessoa da professora Jeanne Marie Ferreira Freitas, do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Na ocasião, representantes de institutos e faculdades discursaram em nome de todos os empossados. Representando o Instituto de Ciências Sociais (ICS), do qual é diretor, o professor Danny Zahreddine destacou a diversidade de cursos contidos no ICS e o amplo número de alunos matriculados nos cursos do instituto. “São muitos desafios e oportunidades trazidos pela diversidade. Em virtude disso, me comprometo a trabalhar incansavelmente pelo diálogo entre graduação, pós-graduação, representação estudantil e administração superior da Universidade; articular o processo de internacionalização, acompanhando a oferta de turmas de língua estrangeira no ICS, auxiliando os departamentos na implementação das novas normas acadêmicas sobre intercâmbio estudantil; a defender a qualidade de ensino e pesquisa no nosso Instituto e ao mesmo tempo, a sustentabilidade na Universidade”, disse.

Em seguida, o professor padre Evandro Campos, do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ), colocou-se a serviço para avançar a qualidade de ensino. “Quero buscar mais a fundo a qualificação do ensino e pesquisa em nosso Instituto e promover uma maior participação do órgão na missão humanística, ética e cristã da PUC Minas”, pontuou. Também representando o IFTDJ, o professor padre Márcio Antônio de Paiva, chefe de Departamento e coordenador do colegiado do Curso de Filosofia, também se colocou à disposição da Universidade. “Trabalhar na PUC Minas significa comungar do horizonte de uma grande Universidade, e, agradecendo ao reitor e ao grão-chanceler da PUC Minas, saliento minha disposição para um alinhamento organizacional e para a comunhão com o IFTDJ e com a Arquidiocese de Belo Horizonte”, afirmou.

Também discursou o professor Caio César Boschi, como diretor do Centro de Memória e Pesquisa Histórica, abrindo com o poema Memória, de Carlos Drummond de Andrade, e falando da importância do centro para a Universidade e para a sociedade de forma geral. “A cada dia colhemos os resultados de nossos trabalhos. Os desafios que temos externam o prestígio que merecidamente desfruta a nossa PUC Minas. Seja-me então permitido referenciar ao fato de estarmos providenciando e sediarmos a reprodução, sumariação e difusão digital de documentos referentes a Minas Gerais custodiados em instituições portuguesas; de coordenarmos no Brasil a elaboração de entrada de verbetes constituintes do dicionário de história da América Latina, publicado sob a égide do Conselho Pontifício para a Cultura;  e de termos recebido, identificado, organizado o precioso acervo das Comunidades Eclesiais de Base”, destacou o docente.

A professora Beatriz Sequeira Scopacasa, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), destacou o novo ciclo que se inicia e sua importância para mudanças. “É uma grande oportunidade de reflexão e transformação. Mudanças pressupõem ações e boas ações exigem compromisso e responsabilidade”, afirmou ela, destacando a necessidade de avaliar e planejar o triênio.

Em sua fala, a professora Ana Maria Botelho, do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg), afirmou que seu principal compromisso é de aprimorar seus conhecimentos para atender às necessidades atuais dos alunos e do curso, garantindo a qualidade de seu trabalho. “Pretendo me aperfeiçoar no sentido de ser capaz de responder perguntas de hoje com respostas de hoje. Este é o meu grande desafio. Minha proposta é oferecer respostas sérias, sinceras e necessárias”, pontuou.

Representando o Instituto de Ciências Exatas e Informática, o professor Max do Val Machado destacou as iniciativas de pesquisa e extensão do Instituto, que ganharam destaque nos últimos anos. “Todos os cursos do Icei têm nota 4 ou 5, frequentemente reconhecidos entre os melhores do país. Consolidamos parcerias sólidas com empresas como a Microsoft, e os resultados são positivos. Em 2016, a PUC Minas bateu todos os números do projeto Hack-a-truck. Além disso, estão em andamento novas estratégias e parcerias. Também oferecemos diversas atividades vitais para o instituto, a exemplo do Parque da Matemática e do Circo da Física”, disse.

A professora Arabie Hermont, representando os professores do Instituto de Ciências Humanas, ressaltou o novo projeto pedagógico, que foi adotado em 2013. “Este projeto compartilhado propõe um núcleo comum de formação e rodas de organização curricular, que garantem ao graduando maior articulação vertical e horizontal dos saberes. Essa proposta é fruto de um intenso trabalho dos professores do Instituto de Ciências Humanas e que vem dando certo”, explicou.

Os empossados da Faculdade de Comunicação e Artes foram representados pela professora Viviane Maia Mendes Ribeiro, que destacou a ampla presença da FCA em vários campi e Unidades da Universidade e os desafios pelo contexto de mudanças no país e no mundo. “Além da conjuntura econômica desfavorável e das incertezas políticas, o campo da comunicação vem sendo marcado por profundas mudanças paradigmáticas, que nos força a repensar e a rever nossas práticas cotidianamente. O modelo tradicional da sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem também passam por mudanças; os alunos são hiperestimulados e hiperconectados. Essas questões didáticas e pedagógicas exigem um exercício constante de revisão das nossas práticas e referências. Os desafios são muitos, mas através do trabalho coletivo e cooperativo, conseguiremos superá-los”, afirmou.

Em seu pronunciamento, a professora Wilba Lúcia Maia Bernardes, que representou os professores empossados da Faculdade Mineira de Direito, agradeceu a confiança dos discentes e dos colegas docentes e destacou o papel do Direito na sociedade. “Sabemos da importância do Direito para a Universidade. Essa relevância não nos traz arrogância, pois sabemos que nossa ciência hoje só se constrói em conjunto com as demais ciências. O direito trabalha na construção de laços societários, que inclui não apenas liberdade e igualdade, mas também fraternidade e solidariedade”, disse.

A professora Cláudia Regina Barroso Ribeiro, representando a Faculdade de Psicologia, ressaltou a importância de haver sempre consenso de pensamentos entre professores e alunos para realização de um trabalho positivo. “Apesar dos desafios e exigências, essa é uma oportunidade de contribuir para uma faculdade ainda melhor”, pontuou.

Veja a lista dos empossados aqui.

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