Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Dezembro de 2016 - nº 16

Convergência de disciplinas em debate

Lívia Arcanjo
Vanessa Soares, do CRA; Ana Maria Heringer, da Seplan; Vanessa Domingues, da Prograd; e o professor Odil de Lara Pinto, diretor acadêmico do <i>Campus</i>
Vanessa Soares, do CRA; Ana Maria Heringer, da Seplan;
Vanessa Domingues, da Prograd; e o professor Odil de Lara
Pinto, diretor acadêmico do Campus

Para discutir, com mais profundidade, questões que envolvem a perspectiva acadêmica, a Diretoria Acadêmica realiza, desde 2011, a Reunião de Colegiados dos Cursos. O fórum funciona como um espaço para a partilha de experiências entre os colegiados, no qual são discutidas diversas questões que fazem parte do universo docente, como projetos pedagógicos, projetos de desenvolvimento institucional, novos instrumentos de avaliação, entre outras vivências acadêmicas.

Na 23ª reunião, que aconteceu no dia 18 de novembro, os professores membros dos colegiados se reuniram com o diretor acadêmico, professor Odil de Lara Pinto; e com as funcionárias Ana Maria Heringer, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan); Vanessa Soares, do Centro de Registros Acadêmicos (CRA); e Vanessa Domingues, da  Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O tema do encontro foi Alta Convergência das Disciplinas nos Cursos do Campus Contagem. Com a dinâmica de roda de discussão, os docentes presentes puderam tirar dúvidas sobre este novo processo, que será implantado a partir do primeiro semestre de 2017, em todas as unidades e campi da Universidade, para os alunos ingressantes.

As disciplinas em comum de cursos do mesmo instituto serão ministradas em uma mesma turma. Com essa iniciativa, espera-se otimizar e aprimorar o desempenho dos cursos e evitar a evasão nestas disciplinas comuns. Para Ana Maria Heringer, a proposta é benéfica financeira e academicamente. “Essa convergência pode promover até mesmo o intercâmbio de alunos entre cursos”, opinou. Outro aspecto importante trazido pelo Sistema de Alta Convergência é, segundo o professor Odil de Lara Pinto, o aumento de carga horária para alguns professores. “Em alguns casos, o professor aumentará sua carga em até 14 horas. Isso trará eficiência e também eficácia no planejamento e execução dos cursos”, explicou.

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