Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Dezembro de 2016 - nº 16

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

De olho no futuro

Arquivo

Mais um ano que se encerra. E com ele, renovam-se as esperanças para 2017, um ano que, acreditamos, será mais generoso conosco. O ano de 2016 foi atípico, de recessão, permeado por crises – político e econômica –, o que sem sombra de dúvida nos trouxe grandes desafios do ponto de vista institucional. Não medimos esforços para manter sempre elevado o padrão PUC Minas e tudo aquilo que a marca da instituição carrega em sua essência. A qualidade de ensino, a ética, a solidariedade, o compromisso com o bem comum: são valores inalienáveis que fazem parte da nossa missão. Esses são, de fato, compromissos e diferenciais desta Universidade, que caminha atenta às demandas e novas exigências do mundo contemporâneo.

Um dos principais movimentos que vêm sendo feitos para que possamos continuar fortes nessa caminhada, juntamente com a oferta do novo Curso de Engenharia de Controle e Automação, é a implantação do Curso de Medicina. Esta é uma longa jornada – de muitos esforços e esforços de muitos – que vimos empreendendo nos últimos anos e que, agora, se apresenta de forma mais nítida em nosso horizonte. No dia 11 de outubro de 2016, tivemos a autorização definitiva para a abertura do curso, publicada no Diário Oficial da União (DOU). De lá para cá, a PUC Minas intensificou o trabalho junto aos gestores, professores e funcionários envolvidos nesse processo, o que nos permite afirmar, de forma tranquila e responsável, que o Curso de Medicina será ofertado no Campus Contagem no segundo semestre do ano que vem.

O Curso de Medicina em Contagem terá processo seletivo anual, com 50 vagas. Tudo está sendo desenhado para que os novos alunos tenham uma excelente experiência neste Campus, que passará por reformas e adaptações para atender as demandas e necessidades de um curso desse porte. O trabalho será feito de forma progressiva, na medida em que as necessidades forem se apresentando, tanto do ponto de vista físico-estrutural quanto acadêmico. O prédio 2, por exemplo, passará por reformas e receberá os laboratórios do curso em meados de 2017. Os alunos da Medicina serão acolhidos e integrados à vida acadêmica com muita alegria, de forma fraterna e respeitosa, assim como fazemos todos os inícios de semestre com todos os alunos novatos, de todos os cursos.

A nossa expectativa é que os novos profissionais de saúde formados no Campus Contagem possam contribuir para melhorias significativas nas condições de vida da população, tão desprovida de serviços de qualidade nessa área e em tantas outras. Num cenário de carências de toda ordem como o que vivemos no Brasil, há um amplo espaço de atuação para os profissionais das mais diversas áreas do conhecimento – como, por exemplo, a do Direito, de Tecnologia da Informação –, que devem buscar atuar de forma consciente de seu papel social para transformar não só a sua própria realidade, mas também colaborar com aqueles que tiveram poucas oportunidades na vida e que mais necessitam de apoio. Isso é algo extremamente importante para o nosso futuro e que a Universidade, por uma questão de princípio, quer somar e atuar conjuntamente.

Nessa perspectiva de futuro, agradecemos imensamente o trabalho e empenho dos funcionários e professores do Campus neste ano de 2016. Em momentos de inquietação e incertezas, todos nós sofremos. Mas é fundamental reconhecer que lutamos. E somos gratos a Deus e a todos que partilharam conosco nesse processo, com coragem, alegria e entusiasmo. A hora agora é de confraternizar.

Professor Robson dos Santos Marques
Pró-reitor adjunto da PUC Minas Contagem

« Volta