Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | setembro/outubro de 2016 - nº 26

PUC Minas e Instituto Cervantes renovam convênio para certificação
e descontos em cursos

Marcos Figueiredo
O professor Paulo Roberto (centro), ao lado da professora Rita Louback e de Javier Ruiz
O professor Paulo Roberto (centro), ao lado da professora
Rita Louback e de Javier Ruiz

A PUC Minas e o Instituto Cervantes de Belo Horizonte renovaram acordo entre as duas instituições, no sentido de continuar oferecendo descontos para alunos, professores e funcionários da Universidade em cursos de língua espanhola ofertados pelo Instituto e também em testes para obtenção da certificação de proficiência, exigidos na maioria dos acordos bilaterais de intercâmbio acadêmico entre universidades que preveem esta proficiência e a PUC Minas. Os percentuais de desconto ainda serão divulgados.

O diretor do Instituto, Javier Ruiz Sierra, foi recebido na tarde de 18 de agosto, na Galeria de Fotos do prédio 2 da Reitoria, no Campus Coração Eucarístico, pelo professor Paulo Roberto de Sousa, chefe de Gabinete, representando o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e pela assessora de Relações Internacionais da Universidade, professora Rita Louback.

O professor Paulo Roberto disse que a PUC Minas preza muito a parceria entre as duas instituições, desejando que elas estejam cada vez mais próximas. Citou a grande experiência da Universidade no processo de internacionalização nos acordos bilaterais com universidades estrangeiras. Atualmente, de acordo com dados da ARI, são 58 convênios de língua espanhola para intercâmbio em universidades da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Peru e Uruguai. O professor Paulo Roberto lamentou o fato de que, mesmo integrando um país latino-americano, a maioria dos brasileiros não possui proficiência em língua espanhola.

A professora Rita Louback ressaltou a importância do Instituto Cervantes para as relações internacionais da PUC Minas, lembrando que o instituto é o único parceiro da Universidade que oferece a certificação oficial em língua espanhola.

O diretor do Instituto disse que a PUC Minas é também de extrema importância para o Instituto Cervantes, não somente do ponto de vista acadêmico, mas também cultural. Ele propôs parcerias também para mostras de cinema e exposições.

Na reunião, Javier Sierra esteve acompanhado pelos membros do Instituto, o chefe de estudos Ivan Velásquez Rodríguez, o administrador Carlos Palomo Yudici e a auxiliar administrativa Juliana Guimarães Gomes. Pela PUC Minas, a funcionária da Assessoria de Relações Internacionais Adriana Libânio Bittencourt e a estagiária Sarah Faria.

« Volta