Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | setembro/outubro de 2016 - nº 26

29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião

Marcos Figueiredo
Padre Jaldemir Vitório, Dom João Justino, Carlos Frederico e padre Manoel Godoy
Padre Jaldemir Vitório, Dom João Justino, Carlos Frederico
e padre Manoel Godoy

Com o tema Tempos do Espírito: inspiração e discernimento, foi realizado, de  12 a 14 de julho, no Campus Coração Eucarístico, o 29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter). Uma das novidades do evento, que reuniu 400 participantes, foi o grupo de trabalho Ameríndia, reunindo temáticas sobre o Uruguai, México, Argentina e Colômbia.

Da mesa de abertura participaram o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte Dom João Justino de Medeiros Silva, representando o grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o coordenador do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação, professor Carlos Frederico Barboza de Souza, representando o reitor da Universidade e bispo auxiliar de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; o presidente da Soter, padre Jaldemir Vitório, professor da Faculdade de Filosofia e Teologia (Faje); e o padre Manoel José de Godoy, coordenador do evento e membro da Ameríndia. 

O bispo auxiliar João Justino disse que se Dom Walmor estivesse presente ao evento diria que o Congresso da Soter seria uma riqueza e beleza para a Igreja local, com a instituição de um diálogo interno e com outras religiões. 

O professor Carlos Frederico lembrou que a Universidade sedia o congresso há vários anos, com muito gosto, e que a proposta deste ano é a disponibilização do evento na íntegra em vídeo. 

O professor Jaldemir Vitório disse que a temática central do evento liga-se à capacidade do ser humano de se abrir ou se fechar, de se levar pelo mau ou pelo bom espírito. Entre as práticas ligadas ao bom espírito estão, por exemplo, o perdão, a misericórdia e, na ausência do espírito, a injustiça, o ódio, a exploração, violência, cultura de morte, entre outros, exemplificou o professor. Ele agradeceu à PUC Minas, nas pessoas de Dom Walmor e Dom Joaquim Mol, o apoio na realização do evento para que se desenvolva em alto nível.  

O padre Manoel Godoy agradeceu à PUC Minas pelo apoio ao evento e ao funcionamento da secretaria da Soter dentro da própria Universidade, incluindo a cessão de uma secretária executiva. Ele disse que o congresso da Soter tem vocação para a internacionalização e para o incentivo à pesquisa na Teologia e nas Ciências da Religião. 

A abertura foi seguida da conferência, sobre a temática central do evento, com o padre Manfredo Araújo de Oliveira, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Ao final do congresso, houve a posse da nova diretoria da Soter, cujo novo presidente é o professor César Augusto Kuzma. O evento é uma parceria da PUC Minas, Faculdade de Filosofia e Teologia (Faje) e Ameríndia, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com patrocínio, entre outras instituições, da Editora PUC Minas.

« Volta