A tarde do dia 13 de abril foi de bate-papo para os adolescentes participantes do programa de extensão Espaço Dignidade e Cidadania que, desde 2012, atende adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas. O professor Robson conversou com jovens encaminhados da Escola Municipal Coronel Antônio Augusto, Centro de Referência e Assistência Social do Parque São João, Associação do Bairro Bela Vista, Instituição de Acolhimento Casa Aquarela e Instituição de Acolhimento Viver Bem sobre um assunto delicado: o uso de drogas.
Ele falou sobre a relação da juventude com as substâncias sobre diversos pontos de vista, como saúde, história, sociedade e política. Para ele, a adolescência é uma fase de grande instabilidade emocional e situações como a busca pela felicidade a qualquer custo, a intolerância, a frustração, o desejo de pertencimento e a falta de perspectivas, além das influências e competições típicas da juventude, são fatores que levam esses jovens a procurarem as drogas, e que duas instituições são fundamentais para combatê-las: a família e a escola.
Como exemplo, ele contou sua história e revelou aos 52 adolescentes presentes que, com o apoio e o afeto da família, trilhou o caminho dos estudos. Formado em Economia pela PUC Minas, ele relatou que desde que se formou, já sabia que gostaria de seguir carreira acadêmica, e acredita que o investimento em educação é a única saída para diminuir as diferenças sociais que existem no Brasil. “Vocês não podem parar de estudar. Não abandonem a escola! Lutem! Não fujam da escola e nem da família”.
Por fim, o professor ressaltou que a Universidade reforça o seu compromisso social ao investir em projetos de extensão, que voltam o seu olhar à sociedade. “O foco da extensão é a inclusão. Inclusão e o envolvimento de pessoas e camadas sociais que carecem de cidadania e de espaço. O programa Espaço Dignidade e Cidadania trabalha com jovens e traz essa reflexão sobre drogas, cultura e juventude, o que é um dos aspectos importantes nesse processo da inclusão social e da cidadania. Eu vim aqui hoje, de uma forma muito singela, para tentar contribuir um pouco com essa reflexão”, disse.