Os professores Robson dos Santos Marques e Odil de Lara Pinto, pró-reitor e diretor acadêmico da PUC Minas Contagem, acompanharam, no dia 19 de maio, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e os padres representantes das 27 paróquias que compõem a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) em visita à Maternidade Municipal Juventina Paula de Jesus, o novo equipamento público de saúde de Contagem, inaugurada no dia 21 de maio.
Dom Walmor abençoou as instalações do novo centro materno, que expandirá a capacidade mensal de partos no município de 200 para 600, e afirmou que esta é uma conquista da população do município, que deve ter fé em dias melhores. “É um serviço para a população que deve se tornar um sinal de esperança em um momento de crise e dificuldades. Portanto parabenizo o prefeito Carlin Moura e toda a comunidade do município por esse passo tão importante", disse.
A cerimônia, realizada no hall de entrada da nova maternidade, contou com a presença, além de fiéis, de secretários da administração municipal, vereadores, do pró-reitor do Campus Betim, professor Eugênio Batista Leite, e do professor Gilmar Reis, professor do Curso de Medicina do Campus Betim.
Medicina
O professor Robson ressaltou que a maternidade é um dos equipamentos chancelados pelo município para servir aos futuros estudantes do Curso de Medicina da PUC Minas Contagem, que recebeu, juntamente com o Campus Poços de Caldas, aprovação do Ministério da Educação para oferecer o curso.
A autorização para o funcionamento dos novos cursos, anunciada em 10 de julho de 2015, foi concedida em um processo inédito realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde. A abertura de novos cursos de Medicina faz parte do programa Mais Médicos, que traça como meta alcançar uma relação de 2,7 médicos por mil habitantes – similar à dos países mais desenvolvidos. Para isso, é necessário chegar a 2026 com 600 mil profissionais em atividade. Foram 216 instituições inscritas em todo o país e, dessas, 36 foram selecionadas.
A Universidade aguarda decisões superiores vinculadas ao MEC para a implantação do curso nos campi citados.
* Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Contagem