O pró-reitor da PUC Minas Contagem, professor Robson dos Santos Marques, participou, no dia 2 de junho, da formatura da primeira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) desenvolvido no Colégio Santa Maria, unidade Contagem, localizado nas dependências do Campus. O programa, desenvolvido em diversas escolas públicas e privadas do município, é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais e tem o objetivo de, em um esforço cooperativo com a escola e com a família, preparar criança e adolescentes para fazerem escolhas que permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
Por meio de atividades educacionais em sala de aula, como palestras, redações e dinâmicas, os 103 alunos do 5º ano do Colégio Santa Maria participaram de seis lições sobre temas como os efeitos álcool e tabaco no organismo, bullying, noções de cidadania, e resistência à oferta de drogas e ao apelo da violência.
Durante a solenidade de encerramento das atividades do Proerd, o professor Robson destacou a parceria do Campus com a PMMG como um fator chave para a diminuição da sensação de insegurança no entorno do campus. “Iniciativas como o Proerd estão no campo da cidadania, e não no da força, e este é o nosso caminho: juntar as instituições como a Polícia Militar, a Civil, a Guarda Municipal, as instituições de ensino e a família em prol de um objetivo comum, que é uma cidade mais segura e uma sociedade melhor”, disse.
O pró-reitor ressaltou também que as crianças são o futuro do país e, por isso, é necessário incutir valores de ética e de cidadania desde a infância. “Eu falo com os meus alunos que ando desanimado com o que vejo nos noticiários de TV, mas quando eu olho para vocês, crianças, eu me encho de esperança”, afirmou.