Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | março/abril de 2016 - nº 25

Posses de pró-reitor adjunto, diretor de instituto, diretoras acadêmicas, coordenadores e membros colegiados de cursos de graduação e de pós-graduação

Marcos Figueiredo
Os professor Ronaldo Rajão, Sérgio Hanriot, a vice-reitora Patrícia Bernardes, Maria Inês Martins e Wanderley Chieppe
Os professor Ronaldo Rajão, Sérgio Hanriot, a vice-reitora
Patrícia Bernardes, Maria Inês Martins e Wanderley Chieppe

Representando o reitor, professor Dom Joaquim Mol, a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, empossou, em solenidade no dia 19 de fevereiro, no auditório 3 do prédio 43, campus Coração Eucarístico, o pró-reitor adjunto da Unidade Praça da Liberdade, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle; o diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, professor padre Evandro Campos Maria; e as diretoras acadêmicas da Unidade Praça da Liberdade, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, e do campus Betim, professora Cláudia Venturini. Empossou também os membros e coordenadores de colegiados dos cursos de graduação em Relações Internacionais e em Nutrição e dos programas de Pós-graduação em Comunicação Social e em Relações Internacionais.

Ao ressaltar a importância das solenidades de posse para a PUC Minas, a vice-reitora fez questão de nomear, um a um, os empossados. "É um momento simples, mas de renovação de nossos votos, no qual demonstramos nossos sentimentos em nossas falas, fortalecendo-se os ânimos e o vínculo institucional". Apesar da crise econômico-financeira pela qual passa o País, a professora Patrícia lembrou que a Universidade tem lançado novos cursos e novas unidades. "Estamos prontos para reagir e mudar", disse. Desejou ainda aos empossados uma gestão profícua, cheia de luz, trabalhando como equipe colegiada.

Além dos empossados, a solenidade contou com a presença dos pró-reitores de graduação, professora Maria Inês Martins; de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot; de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe; e do secretário geral, professor Ronaldo Rajão Santiago.

O professor Miguel Alonso rememorou a trajetória profissional dele na Universidade, como na equipe da Pró-reitoria de Graduação, em 1998; como pró-reitor adjunto do campus Betim, experimentando a implementação de novo projeto político-pedagógico, sinergia e compartilhamento de atividades. E, como pró-reitor adjunto da Unidade São Gabriel, houve uma interface da unidade e a comunidade, atuação da Pastoral, integração com o mercado e equilíbrio entre ensino, pesquisa e extensão, disse o professor Miguel. Classificou o trabalho na direção do IEC PUC Minas como "desafiador", equipe do Instituto que assume de "corpo inteiro" o crescimento da pós-graduação lato sensu da Universidade. E, como pró-reitor da Unidade Praça da Liberdade, "o maior de todos os desafios", estando presentes o cuidado e a ousadia na consolidação da Universidade, que é marca do reitor Dom Mol, disse.

O professor padre Evandro Campos Maria lembrou que foi aluno de Filosofia e Teologia do Instituto o qual dirige atualmente, tendo, em 2007, atuado junto à coordenação do curso, cargo que ocupou a partir de 2011. "Presidir o trabalho do Instituto é tocar no trabalho intelectual, pastoral, de muitas pessoas que ali se dedicam", disse. "Que o Instituto possa contribuir com a missão da PUC, para que a Igreja e a sociedade possam se reinventar em esperança e solidariedade", projetou o professor.

A diretora acadêmica da Unidade Praça da Liberdade, professora Tânia Ferreira de Souza, lembrou a atuação na coordenação do Curso de Ciências Econômicas, junto com a atual vice-reitora da Universidade, professora Patrícia Bernardes. A professora Tânia integrou ainda equipe de gestão acadêmica, período no qual classificou como uma das mais ricas experiências na assessoria de projetos pedagógicos. Foi também diretora acadêmica do campus Betim. Definiu a gestão como uma cadeia de confiança, com regras de civilidade, exercício da tolerância e compaixão para com o outro.

A professora Cláudia Venturini está desde 2003 no campus Betim, onde exerceu o cargo de coordenadora do Curso de Fisioterapia. Disse que está herdando da professora Tânia, ex-diretora acadêmica do campus, uma casa muito bem organizada no contexto dos fluxos e processos.

A professora Michely Capobiango disse que o Curso de Nutrição vem se consolidando desde 2008 na Unidade Barreiro e que é uma nobre função a de formação de professores na área de saúde. Assinalou que o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), ao qual o curso pertence, trabalha de forma participativa, buscando o reconhecimento do curso no mercado de trabalho.

O professor Rodrigo Corrêa Teixeira, coordenador do Curso de graduação em Relações Internacionais, representando o Instituto de Ciências Sociais, mencionou que o curso foi criado na Universidade há 20 anos, tendo sido, naquela época, o primeiro em Minas Gerais e o terceiro no Brasil, com excelência reconhecida pelo Ministério da Educação e das Relações Exteriores. Citou o MiniOnu, modelo intercolegial das Nações Unidas, promovido pelo Departamento de Relações Internacionais, que em 17 anos de existência já alcançou mais de 20 mil alunos do ensino médio, mais de 1.200 universitários e mais de mil professores do ensino médio.

O professor Mozahir Salomão Bruck, coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social - Interações Midiáticas -, disse que o momento é de renovar o compromisso com o conhecimento e ressaltou que pesquisar é muito importante, imprescindível, está no DNA da Universidade. Citando o professor português António Nóvoa, ele lembrou que a palavra "obrigado" é momento de agradecimento, que se dá graças e afirma-se que está comprometido, vinculado. Nesse sentido, o professor Mozahir Salomão, que também é secretário de Comunicação da Universidade, disse se sentir ainda mais vinculado.

Veja aqui a lista com os empossados.

« Volta