Dois mil e quinze foi um ano especial para a PUC Minas em Contagem. Além da aprovação do Ministério da Educação para oferecer o Curso de Medicina, o campus completou 25 anos de existência. Primeira unidade de expansão da PUC Minas, a unidade sempre atuou a serviço do fomento da educação e do desenvolvimento social e econômico do município. Para celebrar a data, diversas ações comemorativas foram realizadas ao longo do ano.
O início das festividades se deu com a realização do Encontro de Funcionários do primeiro semestre na Serra da Piedade. Dando continuidade à ideia de realizar esta ação do Comitê de Comunicação Interna fora do ambiente de trabalho, como uma forma de comemoração especial para este ano festivo, o encontro do segundo semestre aconteceu no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas.
No dia 29 de maio, um dia antes do aniversário de 25 anos da unidade, foi celebrada uma Missa em ação de Graças à ocasião. A celebração foi conduzida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e pelo reitor da Universidade, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. “Humildade também é reconhecer o nosso valor e, com humildade, digo que a PUC Minas é a melhor universidade instalada no município. Isso nos orgulha e também nos responsabiliza”, afirmou o reitor na ocasião.
Além da Missa em ação de Graças, houve o descerramento da placa do Teatro do campus que, a partir de agora, leva o nome do padre José Maria de Man, em homenagem à sua contribuição para o fomento da educação no município de Contagem. Foi o padre pertencente à Congregação dos Padres do Trabalho que doou à Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da Universidade, o terreno onde posteriormente foi fundado o campus Contagem. Você pode conhecer mais da história da PUC Minas em Contagem na matéria publicada na 11ª edição da Revista PUC Minas, que agora possui acesso online. Acesse aqui.
Participaram da solenidade professores e funcionários do campus Contagem e também de outras unidades; alunos; membros da administração superior da Universidade; autoridades públicas do município, como o prefeito Carlin Moura; e diversos membros da comunidade externa.
A PUC Minas em Contagem também recebeu uma edição do projeto Conexão Ciência e Cultura, no dia 21 de maio, com a palestra Sustentabilidade na era da escassez, ministrada pelo ambientalista Apolo Heringer Lisboa, idealizador e fundador do Projeto Manuelzão, que mobiliza a sociedade para a recuperação hidro-ambiental do Rio das Velhas (MG). E também apoiou o evento Gestão & Competitividade, promovido pelo Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg) e pelo Sebrae Minas. O campus ofereceu o espaço para a palestra de abertura do evento e, no dia 28 de maio, o rapper, compositor e escritor Gabriel, o Pensador palestrou para um teatro lotado de comerciantes e empresários sobre criatividade e inovação. O campus também foi o local de mais duas palestras: sobre inteligência e competitividade em vendas, com Alfredo Rocha, no dia 14 de julho; e sobre gestão na era pós-digital, com Walter Longo, em 17 de setembro.
Para o pró-reitor adjunto da PUC Minas em Contagem, professor Robson dos Santos Marques, todas essas ações comemorativas vêm reforçar a importância da presença da Universidade no município, e a boa atuação da unidade se deve à solidez da cultura relacional aqui presente. “É a ideia de pertencimento, junto com a ideia da comunicação democrática. Temos como essência essa questão: trabalhar o relacional e gerar ênfase, sentido e intensidade na ideia de pertencimento. Acho que sempre fizemos isso em Contagem e estamos fazendo isso de forma afetiva, participativa e envolvente, com as pessoas que estão diretamente ligadas a esse projeto e as pessoas que estão em torno desse projeto, que são todos os funcionários e os professores. Esperamos que 2016 seja tão produtivo quanto foi este ano”, afirmou.