Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Betim

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Novembro | Dezembro - nº 10

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

O cuidado com nossa casa comum é o cuidado conosco

Marcos Figueiredo

 Dados os acontecimentos recentes, vivemos um momento oportuno para unirmos nossas vozes em prol da defesa de vidas humanas, fauna, flora, rios e mares, uma vez que vivemos todos numa casa comum, a Terra. Esse cuidado começa com a revisão de nossas atitudes e responsabilidades com o meio ambiente que nos rodeia, e do qual fazemos parte.

A PUC Minas Betim desenvolve ações visando práticas sustentáveis no que diz respeito ao uso de insumos e bens.  Tais ações têm por objetivo principal contribuir de forma efetiva para a conscientização da comunidade acadêmica, formada por professores, alunos e funcionários, além da comunidade do entorno da instituição que utiliza a Universidade, fazendo com que essas atitudes e práticas sustentáveis ressoem em nossas casas, de amigos e demais locais que frequentamos.

 Essa revisão no nosso modo de pensar e agir, está em consonância com a Carta Enciclíca – Laudato Si, comunicado  escrito pelo papa direcionado aos fiéis de todo o mundo. Até pouco tempo atrás, os alertas ambientais eram tratados com irritada impaciência, mas penso que, neste momento, nossos olhares estão mais atentos e, felizmente, estamos saindo da zona de conforto.

 Dessa forma, criamos, em 2009, a Comissão de Sustentabilidade da PUC Minas Betim, que tem o objetivo de educar, investigar e comunicar boas práticas sustentáveis. A comissão é coordenada de forma horizontal por funcionários de todos os setores da PUC Minas Betim. Os funcionários que participam da comissão são liberados –um turno da semana para se dedicar ao estudo, a formar pessoas e para praticar a sustentabilidade. Essa comissão tem também a participação de professores e vários alunos.

 O momento que passamos causa sofrimento, inquietação e incertezas, pois estamos abandonando um modelo/paradigma para incorporar outro, mais sustentável e justo para todos os seres.

Que neste final de ano cada um de nós possa, ao planejar nossas metas para 2016, incluir o cuidado com a casa comum e conosco. Pois, se cuidamos do meio ambiente estamos cuidando de nós mesmos.

 Desejo a todos um Natal de verdadeiros sentimentos e paz. E que em 2016 possamos experimentar uma vida mais simples e sustentável.

 

Um abraço fraterno,

Professor Eugenio Batista Leite
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas em Betim

« Volta