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Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | outubro/novembro de 2015 - nº 24

IX Simpósio Nacional de Pesquisa discute formação do docente

Tinho Alves
Os professores ressaltaram a importância de se debater a formação dos docentes para garantir a qualidade do ensino
Os professores ressaltaram a importância de se debater a
formação dos docentes para garantir a qualidade do ensino

No dia 26 de agosto, foi realizada a cerimônia de abertura do IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação. Na ocasião, Luiz Fernandes Dourado, professor da Universidade Federal de Goiás, membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e membro do Conselho Superior da Capes, ministrou uma palestra com o tema Os desafios da formação docente no mundo contemporâneo.

O pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot, compôs a mesa de abertura, representando o reitor da Universidade, professor Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, e afirmou que a discussão em torno da formação docente é louvável e necessária. "É primordial que haja espaço para se tratar da formação de nossos professores, responsáveis por transmitir os ensinamentos desde o começo de nossas vidas acadêmicas. A educação básica é muito importante para a consolidação de conceitos que aprendemos no ensino superior, por exemplo. O que torna essa reflexão essencial", disse ele, cumprimentando o professor Carlos Roberto Jamil Cury, homenageado da noite pelos 50 anos de docência.

A professora Carla Ferretti também parabenizou o professor Cury e endossou o discurso de Hanriot, ressaltando a importância do estudo acerca da educação e da formação de educadores, que é hoje um desafio para as instituições de ensino. "A educação é como um carro-chefe da Universidade, então, aqui, faz-se ainda mais necessário ampliar esse debate", pontuou a professora.

Na palestra, o professor Luiz Dourado ressaltou a importância de se construir diretrizes para que a formação de professores seja satisfatória, cumprindo os objetivos da educação. "O sistema de educação continuada, por exemplo, deve ser repensado de forma que haja uma integridade, uma articulação com a formação inicial", pontuou ele, que durante sua apresentação também afirmou que o sucesso da formação de professores depende também de fatores externos, como perspectiva de carreira e salários.

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