Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | outubro/novembro de 2015 - nº 24

Lançamento da Unidade Praça da Liberdade: “Não se adia
um investimento no futuro”, diz reitor

Marcos Figueiredo
A vice-reitora, profª Patrícia Bernardes, o reitor, prof. Dom Joaquim Mol, o grão-chanceler, Dom Walmor, e o pró-reitor adjunto da Unidade Praça da Liberdade, prof. Miguel Alonso
A vice-reitora, profª Patrícia Bernardes, o reitor, prof.
Dom Joaquim Mol, o grão-chanceler, Dom Walmor, e o
pró-reitor adjunto da Unidade Praça da Liberdade, prof.
Miguel Alonso

"Este é um momento de planejamento, de ousadia, de contribuição para sairmos da crise em que o País vive e de reconstrução de setores da sociedade. Neste momento, a PUC Minas não se recolhe timidamente, mas se apresenta com coragem e fé, pois não se adia um investimento no futuro". A afirmação foi feita pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante a solenidade de lançamento da Unidade Praça da Liberdade, realizada no dia 1º de outubro, em edifício no bairro Funcionários.

Na ocasião, estiveram presentes na mesa de abertura o grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, e o pró-reitor adjunto da Unidade Praça da Liberdade, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle.

Para Dom Walmor, o lançamento dessa nova unidade demonstra "competência, continuando a escrever uma importante história da Universidade, de maneira inteligente, contemporânea e servidora". Segundo o grão-chanceler, é nos momentos de crise que o enfrentamento tem maior fecundidade. Ele lembrou que a Igreja aposta sempre na educação, pois ela ajuda a reconstruir vidas, mostrando rumos novos, esperança e novo sentido de viver e de servir. "A PUC Minas se compromete com a justiça e com o respeito à dignidade humana. Por isso, é mais que uma Universidade, disseminando o conhecimento, a cultura e suas várias outras importantes conquistas. Desejo muitos êxitos, conquistas e pesquisas, e que todo o ensino seja fecundado na construção de uma sociedade mais justa e solidária", disse.

O reitor lembrou que a frase PUC Minas mais que uma Universidade é mais do que um slogan: "Ela mantém seu status de lugar de elaboração do conhecimento, mas integra em si, também, a importante tarefa da circulação desse conhecimento. Dessa forma, podemos assertivamente levar adiante as questões científicas, os processos pedagógicos e também, por isso mesmo, servir ao território onde nos encontramos, como acontece em cada local geográfico, sociopolítico, cultural e econômico onde está cada unidade da PUC", argumentou.

Dom Mol afirmou que, diante de momentos difíceis, nada pode distrair a Universidade da qualidade que ela deve imprimir por força moral em suas realizações e da autonomia que ela goza por força da liberdade de pensar e dialogar. "A PUC Minas quer encaminhar o estudante para o encontro fascinante com o conhecimento e com a realidade para que cada um se insira responsável e conscientemente no mundo. Na realidade, buscamos ser uma universidade que transforma pessoas, que forma homens e mulheres com pensamento crítico dotados de elevado profissionalismo", falou.

Ele citou os demais campi, unidades e polos de educação a distância da Universidade como artérias da PUC Minas. "Elas levam melhorias para a vida das pessoas, para as comunidades, cidades e vizinhanças em várias dimensões. O mesmo sangue que corre para cada uma dessas unidades corre para as outras, que é o sangue da qualidade, conforme as especificidades e a cultura local de cada uma dessas regiões, com a marca PUC Minas", disse. A Universidade está presente no Sul de Minas, com o campus em Poços de Caldas, no Vale do Jequitinhonha, com o campus em Serro, no centro-oeste mineiro, com o campus em Arcos, e, na região metropolitana de Belo Horizonte, com os campi Coração Eucarístico, Betim e Contagem, com a Unidade São Gabriel, no vetor norte da capital, e com a Unidade Barreiro. Além disso, possui diversos polos da PUC Minas Virtual em Minas Gerais, como, por exemplo, Ipatinga, Montes Claros e Teófilo Otoni, e, mais recentemente, fora do Estado, em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Goiânia, Campo Grande, Brasília, Belém, Recife, Teresina, Maceió e João Pessoa.

A Unidade Praça da Liberdade, assinalou Dom Mol, é fruto de um planejamento estratégico de ações e que tem como resultado a oferta de cursos cuidadosamente escolhidos após muitas discussões internas. "A PUC Minas não abdica do que lhe é vulnerável e isto tem demonstrado sua maturidade, responsabilidade, visão estratégica de futuro, refino na formação de professores nas suas várias licenciaturas, compromisso com parcelas importantes da população e com regiões prejudicadas. Essa unidade é uma visão estratégica importante para o aprimoramento da nossa missão na região centro-sul da cidade, no coração de Belo Horizonte, onde já estamos bem implantados, com os já existentes cursos de graduação em Administração e em Direito e do Instituto de Educação Continuada (IEC)".

O professor Miguel apresentou um pouco da história da Universidade na Praça da Liberdade e da nova estrutura, que inclui agora seis novas ofertas de cursos de graduação e uma de graduação tecnológica, juntamente com os já existentes, Administração e Direito, e os cursos do IEC, por meio da pós-graduação lato sensu. A estrutura vai contemplar seis prédios localizados na proximidade do Edifício Dom Cabral.

Criado em 20 de abril de 1995, o IEC passou a atuar em sede própria em 1996, no edifício Dom Cabral, na região da Praça de Liberdade. Segundo o professor, o instituto já capacitou 40 mil profissionais e conta hoje com 5.300 alunos, compreendendo a pós-graduação lato sensu, master, pós-especialização, pós-graduação semipresencial, com foco na formação e no aprimoramento de professores, cursos de aperfeiçoamento e cursos in company. Já os cursos de graduação em Administração e em Direito foram criados em 2007 e possuem hoje 1.796 alunos matriculados.

Com a chegada dos novos cursos de Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Relações Internacionais e a graduação tecnológica em Jogos Digitais, a estimativa é de que a unidade tenha 5.700 alunos de graduação.

« Volta