Fotos: Janaína Soares
|
|
![](http://portal.pucminas.br/newsletter/include/images/spacer.gif) |
O primeiro sinal da redução urgente de consumo hídrico e energético foi dado em 2001. A crise do apagão e os racionamentos marcaram o período. Apesar de ainda não ter sido decretado, pelo governo, o racionamento de água e energia, hoje enfrentamos uma necessidade ainda maior de economia, diante dos baixos volumes dos reservatórios.
Não soubemos aproveitar nosso recurso mais precioso para a vida, e a preocupação em evitar o desperdício está presente em todos os espaços, como em nossas casas, no trabalho e em locais públicos.
A PUC Minas é um dos locais em que mais convivemos e, assim como nos preocupamos com o nosso lar, precisamos cuidar da Universidade como nossa própria casa. Para isso, estamos preparando ações de monitoramento de água e redução do consumo de insumos.
Campanhas de contenção de consumo hídrico nos banheiros e a instalação de medidores de vazão de água das torneiras são algumas das iniciativas que serão implantadas na Unidade.
Nós, como comunidade acadêmica de uma Universidade de educação transformadora, temos o papel fundamental de fazer com que este momento seja de aprendizado e, principalmente, não se perca com o passar dos anos.
Vamos aproveitar o que estamos vivendo para refletir sobre o uso consciente de energia elétrica, o consumismo e o desperdício. Estou certa de que posso contar com o apoio de todos para que façamos de nossa unidade referência na conscientização sobre as necessidades do meio em que vivemos.
Profª. Lucila Ishitani Pró-reitora Adjunta da PUC Minas no Barreiro
|