Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta do Barreiro

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | março/abril de 2014 - nº 8

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

Rompendo amarras

O tráfico humano é um problema social que afeta, principalmente, os mais pobres. A Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema Fraternidade e Tráfico Humano e o lema É para a Liberdade que Cristo nos Libertou (GL 5,1), é um convite da Igreja Católica para refletirmos sobre essa temática. Afinal de contas, esse é um grave problema, de escala global, que diz respeito a toda a sociedade, principalmente nós que fazemos parte de uma instituição de ensino católica, comprometida com os valores humanos e a educação transformadora.

Ao pararmos para analisar, verificaremos que há uma estreita ligação entre as deficiências na educação, a pobreza e a desigualdade social. Esse é o caminho perverso para que as pessoas entrem em situação de vulnerabilidade, colocando-as sujeitas às mais diversas formas de agressão e desrespeito: entre elas o trabalho análogo ao de escravo, a prostituição, a adoção ilegal e o tráfico de órgãos. 

No lançamento da Campanha da Fraternidade em nossa unidade, Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, foi enfático ao dizer: “Não podemos aceitar a mercantilização da vida. Não podemos aceitar essa palavra comércio”. E o pior de tudo é que, de acordo com ele, muitas vezes o tráfico humano é visto como normal na cabeça das vítimas. “Isso é uma verdadeira escravidão”, afirmou.

Nesse contexto, qual o papel da nossa Universidade? Qual o nosso papel? Acredito que a educação é uma das melhores formas – senão a melhor – de inclusão social. Com ela, as pessoas são capazes de crescer cultural e intelectualmente, adotando uma postura crítica perante a sociedade. Outro viés é que, estando mais capacitadas, são capazes de melhorar significativamente a sua condição econômica, por meio de seu próprio esforço e trabalho. Assim, contribuímos para a diminuição do risco social e colaboramos para que o ser humano se afaste de situações tão deprimentes como as que já citamos.

Trilhar o caminho do bem, para muitos, não é tarefa fácil. Sem perspectivas de vida, crianças, jovens, adultos, homens e mulheres acabam seduzidos pelas benesses oferecidas por pessoas inescrupulosas, que só querem tirar proveito das mais duras situações. Mas a nossa missão de educar também é árdua. Cumpri-la, depende da nossa dedicação, todos os dias. Mas é assim que deve ser. Como bem diz o lema da Campanha da Fraternidade, “é para a liberdade que Cristo nos libertou”. 

Prof. Renato Moreira Hadad
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas no Barreiro

Posse de colegiados

Prof. Rajão; prof. Dom Mol; profa. Patrícia; e prof. Renato
Prof. Rajão; prof. Dom Mol; profa. Patrícia; e prof. Renato

Os membros dos Colegiados de Coordenação Didática dos Cursos de Enfermagem, Direito e Sistemas de Informação tomaram posse no último dia 18 de fevereiro.

O reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, participou da solenidade e fez uma reflexão sobre o papel do docente. Participaram, compondo a mesa, o secretário geral, professor Ronaldo Rajão Santiago; o reitor, professor Dom Mol; a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes; e o pró-reitor adjunto, professor Renato Moreira Hadad, que elogiou e agradeceu o apoio que recebe da equipe de funcionários para realizar o trabalho de gestão da unidade.

Leia mais

Funcionários participam de capacitação

Integrando Equipes para a Qualidade em Serviços. Esse é o projeto que vem capacitando os funcionários técnico-administrativos da PUC Minas no Barreiro para o melhor desempenho das atividades em cada setor.

Promovido pela Diretoria de Recursos Humanos da Sociedade Mineira de Cultura (SMC), mantenedora da Universidade, o treinamento está sendo desenvolvido desde o último dia 18 de março, com o objetivo de trabalhar com os colaboradores a temática da qualidade nos serviços prestados.

Leia mais

Funcionários em aula do curso, no turno da manhã
Funcionários em aula do curso, no turno da manhã

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas, por meio da Assessoria de Comunicação da Unidade Barreiro

 


Entre em contato: comunicbar@pucminas.br