Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Betim

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | março/abril de 2014 - nº 2

Mensagem do Pró-reitor Adjunto

Renovar o compromisso com a educação de qualidade

Ao receber os alunos calouros neste semestre, aproveitamos também para fazer a entrega do certificado de destaque acadêmico de cada curso e dos certificados aos alunos premiados no 21º Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas, que ocorreu em 2013.  Para nossa felicidade, encontramos o auditório repleto de veteranos, calouros, professores e familiares.
 É nosso objetivo proporcionar as adequadas condições de trabalho e de estudos para os nossos alunos, professores e funcionários, seja na atualização dos recursos físicos ou materiais, bem como propiciar um bom ambiente e clima de trabalho. Esta atenção especial proporciona aos professores da PUC Minas as condições necessárias para que possam ministrar a melhor aula.

Deixamos claro que devemos buscar a ética na aplicação do conhecimento e, principalmente, associar o saber acadêmico à realidade social, ou seja, nas atividades acadêmicas assumir o exercício da cidadania e do compromisso social e, desta forma, fazer cumprir a missão da PUC Minas. Este é nosso desafio cotidiano, contribuir com a formação de qualidade, que pode se traduzir por uma educação cheia de esperança, em que afloram os valores humanos fundamentais como: a amizade, o respeito, a solidariedade, a aproximação entre o simples e o complexo, a atenção, o carinho e o amor.

A melhor aula a que nos referimos está permeada de variadas técnicas, por meio dos mais diversificados e sempre atrativos recursos didáticos e de expressão de linguagens, tais como: exposições, oficinas, debates, relatórios, tutorias, trabalhos em equipes, pesquisas de campo, apresentações, teatralizações. A melhor aula é aquela que proporcione aos alunos aprender melhor e, de forma mais duradoura, desenvolver suas estruturas cognitivas e seus recursos de pensar e agir - de modo a se constituírem como sujeitos pensantes e críticos, para desenvolver, de forma livre e criativa, a sua autonomia.

Na Acolhida aos Calouros na PUC Minas em Betim, professores e funcionários renovam o compromisso de estarem sempre à disposição dos alunos para servir da melhor forma possível. Isso pode ser comprovado na qualidade de nossas aulas, na limpeza dos banheiros, salas, laboratórios e clínicas, no cuidado com a jardinagem, manutenção e recuperação de equipamentos e estruturas físicas, na procura do melhor atendimento nos diversos setores e, também, no carinho de todos com as ações sustentáveis promovidas pela Comissão de Sustentabilidade.

Assim, os alunos ampliam as competências, habilidades e atitudes profissionais compatíveis com a natureza e as exigências da profissão que escolheram, para que tenham plena capacidade de enfrentar situações que o mundo do trabalho exige como, por exemplo, trabalhar em equipe, utilizar novas tecnologias, enfrentar com dignidade os deveres e os dilemas éticos da profissão, administrar sua própria formação contínua, assumir um papel de destaque no mundo do trabalho e realizar diversas conexões com a sociedade, a fé e a ciência.

Prezados funcionários e professores da PUC Minas em Betim, reitero o agradecimento pela contribuição de cada um para a construção e manutenção da qualidade do ensino e aprendizagem em nosso núcleo. É de cada um de nós o mérito da boa formação de alunos que possam aprender a lidar com as incertezas, ser compreensivos e acolhedores, cuidar melhor uns dos outros e também do planeta e, principalmente, acreditar que os seres humanos podem melhorar uns aos outros por meio do conhecimento.

Professor Eugenio Batista Leite
     Pró-reitor Adjunto da PUC Minas em Betim

Posses de membros de colegiados dos cursos de graduação

A solenidade contou com a presença do reitor Dom Mol
A solenidade contou com a presença do reitor Dom Mol

No dia 14 de fevereiro, o núcleo universitário em Betim conheceu os novos coordenadores e membros dos colegiados para o triênio 2014-2016 dos cursos de Direito, Psicologia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Fisioterapia e Sistemas de Informação. A solenidade contou com a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e do secretário geral, professor Ronaldo Rajão Santiago.

Para o reitor, a escolha dos colegiados reflete o compromisso de todos os professores com a qualidade dos cursos. “Todos nós trabalhamos por uma mesma causa: a educação. Isso faz com que nos aproximemos muito de nossos alunos, pois, ao mesmo tempo em que ensinamos, estamos, também, aprendendo. Por isso, o desafio educacional é tão grande, mas me sinto tranquilo ao perceber em vocês [coordenadores e membros dos colegiados] o comprometimento com seus cursos”, afirmou Dom Mol.

Leia mais

Guia do Professor: facilidade para o acesso às informações do cotidiano do núcleo

A partir deste semestre, os professores da PUC Minas passam a contar com mais um canal de informações: o Guia do Professor, que está disponível no site da PUC Minas por meio do endereço www.pucminas.br/guiaprofessor/betim. O acesso ao conteúdo é restrito aos docentes e está disponível no Portal RH, bastando inserir nos campos o número de usuário e senha já utilizados para os demais sistemas da Universidade. Neste espaço do Portal, estão disponíveis os links para que o professor verifique a unidade do seu interesse.

Para a diretora acadêmica em Betim, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, a implantação deste guia é um avanço para os processos relacionais entre o corpo técnico-administrativo e os professores da PUC Minas.

“É fundamental facilitar o acesso dos docentes à informação, para que tenham mais agilidade na solução das questões relativas ao cotidiano da sala de aula no núcleo universitário”, aponta a diretora.

A criação do Guia do Professor é um importante passo do Programa de Comunicação Interna, pois visa uniformizar e facilitar o acesso às informações relativas ao cotidiano do professor e da unidade em que leciona. No guia, o docente encontra, detalhadamente, as atividades e atribuições dos setores administrativos e acadêmicos, telefones, horários de funcionamento e responsáveis em cada área da respectiva unidade. Por ser uma ferramenta online, é possível acessá-la por meio de qualquer computador.

Lançamento do Programa de Comunicação Interna

A PUC Minas em Betim deu mais um passo rumo à melhoria dos processos relacionais entre setores do núcleo e da Instituição. No início de fevereiro, houve o lançamento do Programa de Comunicação Interna na PUC Minas em Betim, com a presença do secretário de Comunicação da Universidade, professor Mozahir Salomão Bruck, e do chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa. O evento contou com a participação de mais de cem funcionários e professores do núcleo, que puderam conhecer as diretrizes e desafios da implantação do Programa em toda a PUC Minas.

Leia mais

Os professores Tânia Souza, Mozahir Salomão, Paulo Roberto de Sousa e Eugenio Batista Leite
Os professores Tânia Souza, Mozahir Salomão, Paulo Roberto de Sousa e Eugenio Batista Leite

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação do Campus Betim
Entre em contato: comunicacaopucbetim@pucminas.br