Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta de Contagem

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | janeiro/fevereiro de 2014 - nº 8

Mensagem do Pró-reitor adjunto

2014, um ano de desafios

Bem-vindos a 2014, ano que esperamos seja promissor para o País e para todos nós. Terá como marca a Copa do Mundo e as eleições para presidente da República e outros cargos importantes no âmbito do Legislativo. Para o município de Contagem, a comemoração dos 24 anos de existência da primeira unidade de expansão da PUC Minas, quase “bodas de prata”.

Indubitavelmente, a confirmação, mais uma vez, de nosso relevante papel social desenvolvido em Contagem e na RMBH. A todos: funcionários, professores, alunos, gestores superiores, dedicamos aqui, mais uma vez, nossos profundos agradecimentos por mais uma etapa da nossa missão cumprida e o desejo de um ano repleto de novas conquistas e novos desafios.

Importante destacar o empenho e compreensão de todos, em especial do corpo técnico administrativo em relação aos passos dados recentemente em busca de mais eficácia em nossas ações. Nessa direção destacamos: o término dos ajustes relacionados à gestão de pessoas; a implementação de vários treinamentos de pessoal (ex: o novo modelo de treinamento introdutório extensivo a todos e o treinamento de excelência em prestação de serviços); a maior integração entre os setores, a participação nos encontros de recepção aos funcionários, já caminhando para a terceira edição no início de 2014 - enfim, um significativo avanço no Programa de Comunicação Interna do Núcleo em Contagem. Passos esses sistematicamente articulados com as ações da Secretaria de Comunicação (Secom), que recentemente implantou o Comitê Geral do programa na Universidade.   

Além dos agradecimentos, renovamos aqui o apelo no sentido de continuarmos a caminhar juntos na realização de nossa Missão e Valores, especialmente no tocante à promoção do desenvolvimento humano e social de todos nossos alunos, professores, funcionários, gestores, parceiros, sempre levando em conta os princípios da ética, da solidariedade, do bem comum, da liberdade de expressão, da justiça orientada em várias direções, em especial pelo respeito às diferenças de toda ordem.

Nossas conquistas e desafios sempre deverão levar em conta a nossa identidade cultural e, para tal, o que conta é a coerência com o nosso sistema de valores. Pensamos nisso a toda hora e em toda ação. Esse deve ser o círculo que ronda nossa caminhada para o futuro. Como disse o economista Celso Furtado, “somente com a clara percepção da identidade pode-se instilar sentido e direção a nosso esforço permanente de renovação do presente e construção do futuro”. Avancemos!

Professor Robson dos Santos Marques
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas em Contagem

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação do Campus Contagem
Entre em contato: comunicacaocontagem@pucminas.br