|
|
No desejo de que o início de ano esteja transcorrendo em clima de tranquilidade e produtividade, venho dar-lhes as boas-vindas do semestre. Um semestre, aliás, de grandes acontecimentos em nossa PUC Minas, como o Congresso Mundial de Universidades Católicas, que será realizado de 18 a 21 de julho no campus Coração Eucarístico, e que certamente terá todo o nosso apoio e atenção. Entre os assuntos a serem debatidos, está o protagonismo juvenil.
Este tipo de ação dos jovens, com o objetivo de buscar respostas para problemas reais, tem um grande e significativo impacto na formação desses cidadãos, que, apesar da pouca idade, já se mostram maduros o suficiente para encarar os desafios da sociedade contemporânea. Entre os vários que podemos destacar, um deles, certamente, é a inclusão social. E acredito que a boa formação acadêmica, não somente técnica, mas também ética, faz toda a diferença. Na PUC Minas, em especial no Barreiro, essa é uma de nossas constantes preocupações.
Em sintonia com essa questão, está a Campanha da Fraternidade deste ano. Com o tema Fraternidade e Juventude, a Campanha nos ajuda a refletir sobre a importância de nossos gestos e ações, sobretudo seu impacto sobre os mais jovens. Por esse motivo, procuramos sempre oferecer uma boa acolhida à comunidade acadêmica, para favorecer o sentimento de pertencimento. Assim, fortalecemos os nossos laços e criamos um ambiente mais propício para a absorção do conhecimento e aprendizado.
Também não poderia deixar de mencionar os projetos de extensão, que, por seu caráter solidário, reforçam os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
Nesse clima de boa convivência, aproveito para agradecer e parabenizar todos os professores e funcionários pelo empenho e dedicação e reafirmar o nosso compromisso com a educação de qualidade, um dos pilares para a transformação que tanto desejamos.
Professor Renato Moreira Hadad Pró-reitor Adjunto da PUC Minas no Barreiro
|