Espaço Aberto

Newsletter da Pró-reitoria Adjunta do Barreiro

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | Maio/Junho de 2012 - nº 2

Hora de construir e avançar

A tarefa de construir uma universidade é, em todos os sentidos, um grande desafio para qualquer gestor acadêmico. Negociar com diferentes setores e instâncias; estabelecer cronogramas, prioridades e metas; adequar e redefinir espaços; e, junto a tudo isso, conciliar interesses diversos são algumas das questões com as quais nos deparamos em nosso dia a dia. É um processo que, para ser bem-sucedido, requer de nossa parte muita sabedoria, sensibilidade e jogo de cintura. 

É assim que, desde 2007, tenho procurado conduzir esse importante trabalho à frente da PUC Minas no Barreiro, juntamente com os setores envolvidos. De lá para cá, avançamos com a construção do prédio 4, obra finalizada em 2008, e, agora em 2012, esperamos ser totalmente concluída a construção do quinto prédio. A edificação abrigará, além de salas de aula da graduação e pós-graduação e setores administrativos, um novo auditório, que beneficiará a comunidade acadêmica e do entorno, oferecendo um espaço moderno e de qualidade para a realização de eventos e atividades variadas.

Neste ano, como já é de conhecimento da maioria, fizemos algumas mudanças na localização de setores e readequação de espaços, com o intuito de aprimorar a qualidade dos serviços e atendimento aos alunos, que, a cada semestre, chegam em maior número à nossa unidade. Crescimento esse que nos orgulha e nos enche de alegria, ao mesmo tempo em que nos impõe desafios e responsabilidades ainda maiores.

A Biblioteca, por exemplo, teve seu espaço físico e acervo ampliados; e a Secretaria Acadêmica e o Setor Financeiro passaram a funcionar juntos em um mesmo local no prédio 2, onde foi implantado um sistema de atendimento por senha com sala de espera. Além disso, houve intervenções no estacionamento, como a reforma do acesso para pessoas com necessidades especiais pela portaria lateral, e está prevista a instalação de um elevador para deficientes na entrada principal.
Também não poderia deixar de citar a instalação da rede sem fio (wireless), que permite o acesso à internet de qualquer ponto da Unidade, e a recente ampliação dos laboratórios de informática, que tiveram cerca de 50 máquinas substituídas e outras tantas atualizadas.

Esperamos que essas mudanças, além de outras que com certeza virão, possam melhorar ainda mais as condições de aprendizado dos alunos e de trabalho dos nossos funcionários.

Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio e a compreensão pelos transtornos causados ao longo desse processo, mas entendo que toda a comunidade acadêmica será recompensada por esse esforço, fruto do trabalho de todos nós.  

Professor Renato Moreira Hadad
Pró-reitor adjunto da PUC Minas no Barreiro

Encontro com o pró-reitor

Com o objetivo de estreitar a relação entre os alunos e a direção da unidade, a Pró-Reitoria Adjunta realizará na segunda-feira, 4 de junho, o Encontro com o Pró-reitor. A atividade será realizada no auditório (prédio 2, sala 101), em dois horários: às 10h e às 19h, com duração de 30 minutos.

Este será o segundo encontro do projeto, que consiste em reuniões periódicas entre os representantes de turma e líderes estudantis, juntamente com o pró-reitor, professor Renato Moreira Hadad, para discussão de temas relacionados ao cotidiano acadêmico e institucional.

Diretor acadêmico recebe Medalha da Inconfidência

Professor Paulo Agostinho Nogueira Baptista
Professor Paulo Agostinho Nogueira Baptista

O diretor acadêmico da PUC Minas no Barreiro, professor Paulo Agostinho Nogueira Baptista, e mais dois professores da PUC Minas, receberam na noite de sábado, 21 de abril, a Medalha da Inconfidência, em diferentes graus, por indicação do Conselho Permanente da medalha.

No grau Medalha de Honra, recebeu o coordenador do Centro de Registros Acadêmicos (CRA), professor Félix de Araújo Souza; e, no grau Medalha da Inconfidência, os professores Paulo Agostinho e Tânia Maria Ferreira de Souza, esta última diretora acadêmica do núcleo universitário de Betim. A cerimônia foi na Praça Tiradentes, em Ouro Preto.

Criada pela Lei nº 882, de 28 de julho de 1952, no governo do ex-presidente Juscelino Kubitschek, a medalha é entregue àqueles que tenham contribuído para a projeção e valorização de Minas Gerais. Ela é concedida nos graus Grande Colar da Inconfidência; Grande Medalha da Inconfidência; Medalha de Honra da Inconfidência; e Medalha da Inconfidência.

Publicação é classificada como A2

A revista Horizonte, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, foi reclassificada pela Qualis da Capes/MEC, área Filosofia/subárea Teologia, como periódico A2. A publicação é editada pelo diretor acadêmico, professor Paulo Agostinho Nogueira Baptista. Entre março de 2011 e março de 2012, a revista teve 26.097 acessos, sendo 2.280 de 72 países. O primeiro editor da Horizonte foi o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. A publicação é indexada nacionalmente e no exterior.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza a classificação de periódicos por áreas de avaliação. As publicações são enquadradas em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; e C com peso zero.

A publicação pode ser acessada pelo endereço http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte.

Produzido pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas,
por meio da Assessoria de Comunicação da Unidade Barreiro

Entre em contato: comunicbar@pucminas.br