|
|
Iniciamos o ano de 2012 com o trabalho de planejamento da 4ª edição da Semana de Ciência, Arte e Política da Unidade São Gabriel. O evento, no seu eixo articulador, busca integrar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e ação pastoral, atividades transdisciplinares e multiculturais. Nesse sentido, venho antecipar o convite a professores, alunos e funcionários para que façam parte desse processo, como realizadores e participantes das atividades, compartilhando mais esse desafio.
Em 2012, a Scap tratará o tema Territórios Rede: as linhas de força da periferia. A expectativa é trabalharmos o tema em toda a amplitude: cultural, social, artística e política.
Desde o primeiro ano de sua realização, em 2009, a Scap trabalha o conceito de concentrar atividades específicas dos diversos cursos, antes organizadas de forma dispersa ao longo do ano. Nas edições anteriores, foram ofertadas mais de 200 atividades no espaço de uma semana. Em 2011, recebemos 10 mil inscrições. Nessa edição, buscamos reorientar o modelo organizacional da Semana, reduzindo o número de atividades e diversificando os eixos de atuação. Esse novo formato intensifica a participação dos cursos na condição de realizadores. As atividades têm caráter multidisciplinar e são abertas a todos da Universidade e da região, quebrando o paradigma da formação meramente orientada pelas grades curriculares.
A proposta para este ano está constituída em seis linhas de atuação. Ciclo de Palestras realizado pelas coordenações de curso, apresentando temas transdisciplinares; Scap Lá&Cá, que consiste em atividades extensionistas com a comunidade e nas comunidades instaladas em escolas da região; Circuitos culturais e artísticos; Seminário de Pesquisa e Extensão, onde ocorrem a etapa São Gabriel de Iniciação Científica e a Oficina de Elaboração de Projetos de Extensão, em interface com a pesquisa; Semana de Psicologia, com a integração de ensino, pesquisa e extensão em envolvimento com todos os seus professores, alunos e funcionários; e a Scap +21, quando ocorrerá o plantio simbólico de 21 árvores.
O evento se articula à missão da PUC Minas na promoção do desenvolvimento humano e social e no processo de desconstrução do modelo tradicional de ensino em sala de aula, permitindo potencializar o papel da Universidade no trabalho de formação integral do aluno.
Prof. Miguel Alonso de Gouvêa Valle Pró-reitor Adjunto da PUC Minas no São Gabriel
|