Nas últimas décadas passamos por uma série de evoluções no processo de industrialização, automação, tecnologia da informação, robotização e inteligência artificial. Se pararmos para pensar, todas estas transformações só foram possíveis graças à inteligência e ao esforço humano.
Apesar das novas tecnologias estarem cada vez mais presentes em nosso dia a dia contribuindo para diversas tarefas, o potencial humano ainda é o elemento fundamental para o desenvolvimento de qualquer instituição e/ou negócio. Mas, afinal, como podemos atuar no progresso e pertencimento das pessoas dentro das empresas, em meio aos avanços tecnológicos? A meu ver, a gestão humanizada é a resposta desta pergunta.
Para abordar esse assunto de extrema importância da atualidade, foi realizado o 1º Ciclo de Palestras do Sementes do Saber, promovido pela Sociedade Mineira de Cultura (SMC), no Campus Coração Eucarístico.
A gestão humanizada, como pudemos discutir no evento, é um modelo de gestão mais empático, acolhedor e promotor de crescimento profissional, que possibilita mudanças, que considera o bem-estar das pessoas, valoriza o desenvolvimento humano e proporciona uma cultura organizacional mais ética e inovadora.
É por meio de uma liderança transformadora e inspiradora que podemos continuar trilhando e nos aperfeiçoando para uma PUC Minas cada vez mais humanizada na forma de trabalhar, nas relações pessoais e no convívio diário. Devemos estar próximos às nossas equipes, identificar os sentimentos e as necessidades e nos expressar de forma honesta e empática.
Demonstrar empatia, conhecer as histórias dos colaboradores, entender seus sentimentos, potencialidades e limitações é acolhedor e estimulante. Tudo isto gera confiança e credibilidade.
A partir das sementes lançadas em solo fértil neste 1º ciclo, convido todos e todas para refletirem com seus pares, fazerem germinar as sementes em seus setores e em toda a PUC Minas.
Que por meio deste 1º ciclo e de futuras palestras possamos nos atentar e debater, cada vez mais, assuntos importantes que envolvem a gestão humanizada, como a saúde mental no trabalho, segurança psicológica, engajamento, qualidade em serviços, competência, performance, entre vários outros.
Por fim, agradeço a todos da PUC Minas Betim que puderam participar do Sementes do Saber. A presença de tantos de nós no evento reforça, ainda mais, o nosso compromisso com o bem-estar, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos gestores, funcionários e professores.
Aos que não tiveram a oportunidade de participar do 1º ciclo, deixo o convite para as próximas edições e para assistir à gravação do evento, que será disponibilizada pela Diretoria e Pró-Reitoria de Recursos Humanos.
Profª. Drª. Cláudia Venturini
Pró-reitora Adjunta PUC Minas Betim
|