Não ter comida todos os dias é um problema que afeta pessoas de todo o mundo e, infelizmente, neste contexto, o Brasil voltou a fazer parte do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo dados da organização, a situação do nosso país é grave. Entre 2019 e 2021, 61 milhões de brasileiros enfrentaram dificuldades para se alimentar e 15 milhões passaram fome.
Como cidadã e membra de uma instituição católica de ensino, expresso minha preocupação perante o cenário em que vivemos e, para debater sobre este assunto, convido todos a refletirmos sobre a Campanha da Fraternidade 2023.
O intuito da campanha deste ano, que tem como tema Fraternidade e Fome e o lema "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16), é incentivar as comunidades a assumirem suas responsabilidades diante da situação da fome.
Precisamos voltar o nosso olhar aos mais necessitados, nos empenharmos verdadeiramente no que pudermos e tentarmos, assim, um a um, com ações constantes, contribuir para a mudança deste quadro.
Em fevereiro, no lançamento da Campanha da Fraternidade pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Papa Francisco deixou ao povo brasileiro uma excelente reflexão sobre a nossa missão, que pode ser conferida aqui. Que os vossos dizeres ecoem em nossos corações, nos inspirem boas ações e nos toquem, no que tange a dor de tantos irmãos e irmãs.
Em meio ao tema da Campanha da Fraternidade, aproveito este espaço, também, para convidar a nossa comunidade acadêmica para participar da Via Sacra da PUC Minas Betim, oração própria do Tempo da Quaresma. Promovida pela Pastoral Universitária do Campus, as preces serão realizadas entre os dias 27 e 31 de março, em nossos mais diversos setores.
Contamos com a presença de todos!
Um abraço fraterno,
Profª Dra. Cláudia Venturini
Pró-reitora Adjunta da PUC Minas Betim
|