Caminhamos para finalizar mais um semestre letivo na PUC Minas, como também o ano de 2021, caracterizado pela luta para controlar a pandemia do Coronavírus, que não poupou qualquer nação, mas que provocou a perda de muitas vidas em nosso país, perda essa que poderia ter sido minimizada.
Foi um ano de superação para as pessoas e para as organizações. Marcada pela lembrança triste das vítimas da Covid-19, a maioria das pessoas procurou se adaptar às circunstâncias exigidas pela situação e seguir em frente, enfrentando as adversidades e na esperança de dias melhores.
A PUC Minas manteve todas as suas atividades administrativas e acadêmicas na modalidade remota, priorizando os procedimentos para garantir a saúde de toda a comunidade acadêmica. Todas as atividades mantiveram o seu padrão de qualidade, garantindo que a rotina acadêmica continuasse mesmo em cenário adverso.
O comportamento dos indicadores atuais da pandemia nos permite desejar e planejar o ano de 2022 com a retomada de atividades presenciais, que são essenciais para a nossa saúde mental e corporal e imprescindíveis na formação de nossos alunos.
A retomada também será desafiadora, pois nos exigirá uma capacidade de readaptação e mesmo a construção de novas práticas de trabalho e de educação, na modalidade híbrida, congregando as vantagens das atividades presenciais e remotas, essas últimas proporcionadas pela disponibilidade de tecnologias que rapidamente foram assimiladas no período de distanciamento social.
Os mundos do trabalho e da educação não serão os mesmos e caberá à comunidade acadêmica superar o desafio da readaptação e tirar o máximo proveito em prol de nossa missão como educadores e como instituição educadora, preparando os nossos alunos para um mundo pós-pandemia.
No Brasil, a pandemia trouxe de volta problemas antigos não resolvidos e intensificou ainda mais os graves problemas sociais que precisam urgentemente ser enfrentados. O ano que se inicia projeta indicadores econômicos preocupantes e o cenário político não é muito favorável, com uma parcela da classe política completamente alienada dos citados problemas e mais preocupada em se manter.
Como um país democrático, mais uma vez teremos a oportunidade de nos debruçar e debater as questões relevantes e escolher os nossos representantes políticos para implementar as melhores práticas na busca de soluções que viabilizem um Brasil mais justo, mais igual, mais humano.
Nós, da PUC Minas, temos todas as condições e devemos ser atores no processo de construção contínua de um Brasil melhor.
Boas festas e saúde plena a todos em 2022!
Muito obrigado por mais um semestre de sucesso da nossa PUC Minas São Gabriel!
Professor Alexandre Rezende Guimarães Pró-Reitor Adjunto da PUC Minas São Gabriel
|