Começamos o segundo semestre letivo com sinais de esperança. A expansão do número de brasileiros imunizados; a diminuição dos óbitos; a retomada de algumas atividades essenciais, em especial das aulas no Ensino Fundamental e, em algumas regiões, do Ensino Médio.
Ver o aumento da circulação de pessoas e, consecutivamente, das atividades em um cenário que ainda preocupa é muito importante. Pois, como sabido, antes mesmo da pandemia, já amargávamos um grau elevado de miséria no país e níveis assustadores de desemprego, entre outros indicadores sociais alarmantes.
A vacinação de pouco mais da metade da população brasileira com a primeira dose, até o presente momento, foi um grande passo e precisamos continuar nessa caminhada, com vistas a um ano de 2022 mais promissor.
O retorno das atividades de docência e administrativas acontece, assim, num momento ainda de grandes tensões e pressões no campo político, econômico e social, mas com um alento importante em relação ao controle da pandemia.
Como tenho dito, nada pode ser negociado ou condicionado quando envolvem questões relacionadas à vida, saúde e paz. E é por isso que, ao desejar um excelente retorno a todos, insistimos em alertar para os cuidados e precauções que cada um de nós precisa ter, quais sejam, com a preservação da nossa vida e a de nossos entes queridos.
Que assim seja. Bom retorno.
Robson dos Santos Marques Pró-reitor adjunto da PUC Minas Contagem
|