Raphael Calixto
|
|
|
Iniciamos o ano de 2021 com a percepção de que viveremos mais um ano atípico, que nos reserva inúmeros desafios e oportunidades. O ano de 2020 foi difícil, mas também de aprendizado. A PUC Minas superou as questões impostas pela pandemia do novo coronavírus com boas soluções e com a incorporação de aprendizado institucional.
Assim como mencionado pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, na ocasião da celebração eucarística de encerramento de 2020, a Universidade, ao invés de se recolher e encolher em um momento de crise, está se abrindo e oferecendo mais à sociedade com a oferta de vários cursos a distância.
Este primeiro semestre letivo será iniciado ainda no sistema de regime letivo remoto. Para as disciplinas práticas, temos a expectativa de, em breve, termos um retorno parcial e escalonado das atividades práticas obrigatórias. Nesta perspectiva, o Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei) desenvolveu sistema para a realização de aulas no modelo híbrido. O modelo permite que o professor esteja dentro do laboratório, dando aula para um pequeno grupo de alunos e que a mesma aula possa ser assistida pela turma no modelo remoto em tempo real. O modelo prevê, inclusive, a interação entre os alunos nos dois espaços e já está sendo disponibilizado para o Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICBS), que já retomou as aulas práticas desde novembro de 2020.
Desta forma, convidamos a todos os professores e funcionários da Unidade Barreiro, que, com afinco e determinação exerceram um papel fundamental em 2020, para que continuem com ânimo e disposição para que possamos continuar a levar adiante em 2021 a missão da nossa Universidade.
Professor Hélvio de Avelar Teixeira Pró-reitor Adjunto PUC Minas Barreiro
|