Raphael Calixto
|
|
|
Se pudéssemos definir o ano de 2020 com apenas um adjetivo, certamente, este seria: desafiador. A pandemia de Covid-19 obrigou o mundo todo a reconfigurar rotinas, adaptar processos, virtualizar relações e encontrar um novo modo de se relacionar, de trabalhar, de estudar e de viver em um contexto que, esperamos que seja breve, nos impede o contato físico. Entretanto, acontecimentos de dimensões globais, como esta pandemia, representam também a oportunidade de transformação individual e coletiva.
E, com o empenho de todo o corpo docente e técnico-administrativo, nós conseguimos! Já se vão sete meses desde o início do Regime Letivo Remoto (RLR) que, implantado com uma celeridade admirável, permitiu que os nossos alunos continuassem com suas rotinas acadêmicas, em formato virtual, e que a Universidade continuasse caminhando, apesar de todas as incertezas e obstáculos impostos pela pandemia. Mantivemos as aulas, demos continuidade a projetos de pesquisa e de extensão e realizamos, até mesmo, o PUC Aberta. O maior programa de relacionamento da Universidade também foi adaptado para o formato virtual e, como nos anos anteriores, atendeu a uma legião de estudantes do Ensino Médio abrindo as portas, ainda que em sentido figurado, da Universidade, para que eles pudessem conhecer nossos cursos, professores, estrutura e possibilidades.
A manutenção de todas as atividades acadêmicas só foi possível graças aos esforços conjuntos. Funcionários e professores demonstraram no decorrer deste ano grande capacidade de lidar com as adversidades e de criar novas rotinas. Não foi uma tarefa fácil, mas foi possível graças ao empenho e dedicação de cada um de vocês. As dificuldades vividas em um semestre incomum nos fortaleceram e engrandeceram nossa Unidade. Orgulha-me a união que temos, reflexo dos valores humanísticos que diferenciam nossa Universidade.
Desde a chegada do vírus ao Brasil, em fevereiro, a PUC Minas tem atuado de maneira proativa e preventiva, tomando todos os cuidados e medidas recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a proteção de alunos, professores, colaboradores e toda a nossa comunidade, empenhando-se diariamente no sentido de encontrar as melhores soluções para todos. Um protocolo para retorno às atividades presenciais, quando forem liberadas pelas autoridades sanitárias, foi elaborado por equipes da Pró-Reitoria de Logística e Infraestrutura (Proinfra) e do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).
Enquanto esse momento não chega, continuamos as atividades acadêmicas em regime remoto e as atividades técnico-administrativas em regime híbrido, com escalas que dividem os funcionários em atividades remotas e presenciais. Assim como a migração para o home office, a transição para a volta gradual à Unidade requer de todos nós um segundo momento de adaptação. Para que esse processo flua da melhor maneira, temos que utilizar uma receita que já conhecemos: paciência, resiliência, empatia, flexibilidade, colaboração e espírito de equipe. São esses valores, que se resumem em união, que nos sustentaram e nos trouxeram até aqui. E são eles que vão nos guiar em nossos próximos passos. Sabemos que nossa realidade está em transformação e que não voltaremos tão cedo ao que éramos até antes dessa pandemia que, indubitavelmente, deixará reflexos em tudo e em todos. Vivemos outro contexto, que se adapta à medida que a sociedade se transforma. Mas, algo é certo: não abdicaremos do afeto e do acolhimento, marcas da nossa convivência. E, juntos, caminharemos com passos cada vez mais firmes rumo ao futuro.
Professor Hélvio de Avelar Teixeira Pró-reitor adjunto da PUC Minas Barreiro
|