Raphael Calixto
|
|
|
Pelos caminhos turvos é que, geralmente, andamos com mais firmeza. Pela incerteza do que encontraremos à frente, os passos são mais cautelosos e bem preparados, e, por isso, mais seguros. Na inquietude da pandemia que enfrentamos desde março deste ano, temos nos transformado e nos preparado para continuar, apesar das inseguranças.
Nesse momento, ainda que fisicamente separados, permanecermos juntos é o que continuará fazendo toda a diferença, aproveitando cada situação para adquirir mais experiência e nos preparar para o que ainda está por vir. Como instituição, nossa caminhada segue em torno da missão da formação humanística que, indelevelmente, diferencia a PUC Minas. Ao associarmos o ensino, a pesquisa e a extensão na base de todo nosso trabalho, tornamos possível formar pessoas que, além de possuírem excelentes capacidades técnicas, podem cuidar umas das outras e gerar mudanças em suas relações sociais por meio da ética e da solidariedade. Em nosso tempo, essa transformação produzida com serenidade e união é indispensável.
Ao recordar nosso papel junto à sociedade, encontramos muitos exemplos dessa movimentação em nosso cotidiano. O mais recente é a realização do Dia de Mudar Sua Vida, evento para apresentação do Campus e captação de novos alunos. Além do desafio de fazê-lo em um momento delicado, aprendemos juntos a realiza-lo remotamente, usando de tecnologias como as plataformas digitais e o telefone. Apenas com o empenho de tantas pessoas dos corpos técnico-administrativo e acadêmico foi possível estar em lugares que até então não havíamos alcançado.
Com nossa bagagem e experiência, que tanto tem crescido nesses últimos tempos, podemos sofrer menos e obter melhores resultados em realidades cada vez mais complexas, sempre mantendo a perspectiva de continuar juntos. Adiante!
Professor Robson dos Santos Marques
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Contagem
|