Crédito:Marcos Figueiredo
|
|
|
Chegamos ao final de mais um semestre, sendo este, talvez, o mais atípico de todos que já vivemos. Não há dúvidas de que este foi um período longo e com diversos desafios impostos, dia após dia, pela pandemia do coronavírus. No entanto, ao passo que a pandemia trouxe muitas incertezas, ela também foi capaz de trazer muitas confirmações. A certeza de que a PUC Minas não descansou nenhum minuto com o intuito de continuar, a qualquer custo, ofertando ensino de qualidade aos seus alunos. O ambiente virtual se tornou um grande aliado neste momento e o Regime Letivo Remoto foi a solução encontrada para um cenário tão imprevisível e, mesmo que repentino, atendeu e continua atendendo as expectativas. Novas posturas foram adotadas, antigas decisões foram revistas e inéditas medidas e ações estão sendo pensadas diariamente, almejando sempre a qualidade da educação e reafirmando a tradição da Universidade no mundo acadêmico.
Muito nos inspira e nos orgulha a empatia e o compromisso daqueles que nos auxiliam diariamente e diretamente, em todos os sentidos. Os professores, por exemplo, tiveram que se reinventar da noite para o dia, tendo os seus planos e projetos readequados à nova realidade. Nossos educadores estão experimentando novas possibilidades de ensinar e, assim, aprendendo também novas ferramentas, ampliando as possibilidades de novas experiências de aprendizagem. Importante ressaltar também a sinergia e eficiência de todo o quadro de funcionários que trabalhou e continua trabalhando incansavelmente para atender da melhor maneira todas as demandas, entender as mudanças e repensar procedimentos para que a Unidade continue funcionando, mesmo em meio a condições tão adversas.
Sobre o próximo semestre, a indicação que temos é que este se dará em um novo modelo, denominado de Regime Presencial Contingenciado (RPC). A implicação deste formato visa a volta da aula presencial de forma gradativa, pressupondo que, assim que for possível, as aulas das disciplinas práticas poderão ser em modo presencial, seguindo todas as regras de distanciamento social. Neste mesmo caso, as disciplinas teóricas se darão ainda de forma remota, porém, voltando a ser presenciais assim que for permitido pelas autoridades sanitárias.
Por ora, não sabemos ao certo quais serão, mas sabemos que novos desafios estão por vir. Mas acredito que estamos prontos para encará-los e trazer a melhor solução para cada adversidade.
Professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle
Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Praça da Liberdade | Diretor do IEC PUC Minas
|