|
|
No dia 4 de março deste ano, o magnífico reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, celebrou com a nossa comunidade acadêmica a missa em ação de graças pelos 20 anos da nossa Unidade São Gabriel. Nesta ocasião, dávamos início a uma agenda comemorativa do importante marco que alcançamos. Não imaginávamos que esta agenda seria radicalmente modificada poucos dias depois, com a determinação do isolamento social como medida de contenção do avanço da disseminação mundial do novo coronavírus. A alegria do alcance da marca importante de duas décadas de existência da jovem Unidade São Gabriel foi imediatamente substituída pela inquietante compreensão da letalidade da pandemia do Covid-19 anunciada no território brasileiro que, desde o início, impiedosamente testava a fragilidade da vida humana e revelava o trágico e triste momento histórico do nosso país, acirrando ainda mais uma instabilidade política brasileira que parece não ter fim.
O fechamento das escolas tornou-se necessário e colocou a PUC Minas diante de um desafio gigantesco, talvez o maior de sua história, de continuar suas atividades letivas de forma remota, usando a tecnologia e a metodologia da educação à distância, não presencial. Contando com a expertise já utilizada nos cursos da PUC Minas Virtual, instauramos o Regime Letivo Remoto, com a missão de dar continuidade à nossa missão institucional, mesmo diante de um cenário pandêmico tão adverso. Precisávamos da adesão de toda a comunidade acadêmica, particularmente do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, para continuar a prover os nossos alunos de atividades cotidianas de qualidade igual ou melhor que as atividades acadêmicas presenciais, não obstante todas as limitações impostas pelo isolamento social.
Diante desse cenário adverso, testemunhamos uma transformação incrivelmente rápida protagonizada pelos nossos professores e funcionários, unidos e determinados a enfrentar o desafio posto com todas as suas energias, mesmo convivendo com a incerteza presente e futura. Aproximamos ainda mais de nossos alunos, mesmo na condição de ambiente remoto de trabalho, acolhendo-os de todas as formas possíveis, limitados apenas pelas medidas de isolamento que não mais nos permitiam avançar em direção aos horizontes planejados para as atividades acadêmicas presenciais. Remodelamos critérios de avaliação, viabilizamos formas de pagamento das mensalidades semestrais para o alunado e familiares contingenciados pelas dificuldades financeiras, e nos relacionando de maneira intensa e rotineiramente através de plataformas virtuais e redes sociais, sem prescindirmos da produção e da utilização de recursos e materiais de alta qualidade didático-pedagógica em nosso trabalho acadêmico letivo remoto. O resultado de toda essa transformação foi a expressiva adesão do nosso corpo discente e a concretização de um semestre escolar de trabalho e estudo efetivos, não obstante o cenário de infortúnio com o qual lidamos pela primeira vez em nossas vidas pessoais e acadêmicas.
Não há como comemorar uma vitória sobre esse desafio do Regime Letivo Remoto diante da perda irreparável de vidas decorrente não só da pandemia como também de um governo que só se fez desagregador de valor para o nosso país, mas há como enaltecer a garra, a determinação, o comprometimento, a solidariedade, o carinho com que nós, que somos a PUC Minas, enfrentamos as adversidades e cumprimos com o nosso dever, a nossa missão universitária. Agora, para o segundo semestre, com a mesma coragem acadêmica e solidariedade humana, estamos planejando novo ambiente letivo - Regime Presencial Contingenciado, que será tão bom, ou melhor, quanto o Regime Letivo Remoto, vivenciado no primeiro semestre deste ano e marcado para sempre em nossa memória.
Hoje, podemos por assim dizer que todos os nossos dilemas, indagações e reflexões fazem referência à pandemia do novo coronavírus e à perplexidade diante do número de mortos e das transformações na vida de todos nós. A pandemia de Covid-19 é o maior desafio do nosso tempo. E, com ele, experimentamos, de maneira inédita pela extensão e intensidade, a percepção de que todos vivemos juntos em um só planeta e convivemos solidários em uma comunidade acadêmica única, a PUC Minas.
Avançaremos sempre unidos!
Aos nossos professores e funcionários, a nossa gratidão!
Prof. Cláudio Listher Marques Bahia Diretor Acadêmico PUC Minas São Gabriel |
Prof. Alexandre Rezende Guimarães Pró-reitor Adjunto PUC Minas São Gabriel |
|